MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Aapecan completa 16 anos de atuação  

Em 05/03/2021 às 14:20h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Aapecan completa 16 anos de atuação   | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

Em 16 anos na prestação do serviço de acolhimento provisório institucional provisório, assessoramento, e defesa e garantia de direitos, a Associação de  Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) já atendeu mais de 20 mil usuários no  Rio Grande do Sul. Considerada como uma Organização da Sociedade Civil  (OSC), a instituição é referência no Terceiro Setor no Estado. A OSC oferece de forma gratuita apoio e orientação de acesso às políticas sociais para pessoas  com diagnóstico de Câncer que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O dia 5 de março de 2005 foi o marco inicial do trabalho da Aapecan, em Caxias do Sul, quando foi criado, por um grupo de voluntários, o primeiro  espaço.

Até hoje, já são 14 Unidades distribuídas em todas as regiões do RS:  Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Rio Grande, Ijuí, Uruguaiana,  Passo Fundo, Lajeado, Pelotas, Bento Gonçalves, Lagoa Vermelha, Camaquã,  Bagé, incluindo a caxiense.  

O diretor executivo e um dos fundadores, Paulo Vasques, destaca que o trabalho em equipe é fundamental para cumprir com a missão da instituição: “eu tive a  iniciativa, porém o sucesso extraordinário da Aapecan é resultado de uma  grande parceria da nossa equipe. Todos acreditaram que juntos poderíamos  fazer essa transformação, fazer a diferença na vida de tantos usuários, e  familiares, que já foram beneficiados e que estão sendo – e que serão –  beneficiados pela Aapecan”, avalia ele.  

Todo o trabalho realizado só é possível graças a sensibilidade e solidariedade  de cada contribuinte, doador, voluntário, parceiros e colaboradores que  acreditam na vida, ajudam a instituição a ir mais longe e a ressignificar nossos  olhares frente ao Câncer.  

Sobre os desafios no cenário atual, Paulo relata: “a nossa principal preocupação  hoje é não deixar nenhum usuário sem acolhimento, dieta e suplementos, e kits  de alimentação. Estamos nos reinventando nesta pandemia para que nenhum  usuário fique sem apoio. Estamos focados, trabalhando junto com a  coordenação, os técnicos, a comunicação, o telemarketing, a supervisão e os  coordenadores, para continuarmos nossa missão”.  

A direção leva em conta a ampliação das estruturas e projetos futuros para o  crescimento no momento ideal. Das 14 Unidades, dez possuem Casa de Apoio,  onde os usuários e familiares usufruem dos benefícios de segunda-feira à sexta feira: hospedagem, alimentação, atendimento e orientações das equipes do  Serviço Social, Psicológico e Jurídico. 

Na região, a Aapecan está presente em Bagé, na rua Breno Ferrando, nº 2.325.  Para mais informações, contate: (53) 3241.9929, ou pelo e-mail  aapecanbage@aapecan.org.  

Sobre a Aapecan  

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) é uma Organização  da Sociedade Civil (OSC) que atende, de forma gratuita, pessoas em situação  de vulnerabilidade social diagnosticadas com Câncer. Desde a inauguração da  primeira Unidade, em Caxias do Sul, em março de 2005, outras 13 já foram  abertas no Estado do Rio Grande do Sul – dez delas com Casas de Apoio – nas  quais são oferecidas, além de hospedagem com direito a acompanhante para  usuários de outros Municípios, quatro refeições diárias e, na maioria delas,  deslocamento aos centros médicos. Nesses 16 anos, a Aapecan já atendeu mais  de 20 mil pessoas que necessitam de amparo social e emocional durante o  tratamento contra o Câncer, assim como seus familiares, acompanhantes e  responsáveis. 

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br