MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Estado

Aplicação de medicamento que previne infecções respiratórias em crianças inicia segunda no RS

Em 05/03/2021 às 15:37h

por Redação JM

Aplicação de medicamento que previne infecções respiratórias em crianças inicia segunda no RS | Estado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação/SES

Na próxima segunda-feira (8/3), começa, em todo o Rio Grande do Sul, a aplicação do medicamento Palivizumabe, indicado para prevenir formas graves da infecção pelo vírus sincicial respiratório (VSR), que causa bronquiolite e pneumonia em crianças de alto risco. O Palivizumabe é um anticorpo monoclonal, distribuído pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) a instituições hospitalares e ambulatórios de egressos de alto risco localizados em todas as regiões do RS.

“Mesmo na pandemia as crianças devem receber este medicamento", afirma a médica pediatra Celia Boff de Magalhães, da Seção de Saúde da Criança da SES. Celia explica que crianças de alto risco são portadoras de prematuridade, ou pneumopatia ou cardiopatia. “Este medicamente as protege das formas graves de bronquiolite”, informa.

Com a aplicação deste medicamento preventivo, buscamos a redução da mortalidade infantil e do índice de crianças com sequelas pulmonares. “Tendo em vista que o VSR tem uma forma sazonal de circulação, que vai de abril a agosto, com pico em junho e julho, todo os anos, iniciamos em março a aplicação do Palivizumabe para garantir a prevenção”, afirma. A recomendação do Ministério da Saúde é a aplicação de até cinco doses, com intervalos de 30 dias.

O tratamento é indicado especificamente nos seguintes casos:

- bebês prematuros, com idade gestacional menor ou igual a 28 semanas;

- crianças menores de 2 anos, com doença pulmonar crônica da prematuridade;

- crianças menores de 2 anos, com cardiopatia congênita.

 

Com informações do Governo do Rio Grande do Sul

Galeria de Imagens
Leia também em Estado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br