MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

PampaPlus registrou aumento de 7% no número de animais avaliados, diz ABHB

Em 10/03/2021 às 06:33h

por Redação JM

PampaPlus registrou aumento de 7% no número de animais avaliados, diz ABHB | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Mais de 15 mil animais foram avaliados no ano passado |Foto: Murilo Alves

O Programa Oficial de Avaliação Genética (PampaPlus), desenvolvido pela Associação Brasileira de Hereford e Braford em parceria com a Embrapa Gado de Corte e a Embrapa Pecuária Sul, encerrou 2020 com muitos motivos para comemorar. Isso porque, segundo a ABHB, avaliou mais de 15 mil animais no ano, um crescimento de 7% em relação a 2019.  Do total, 6% foram avaliações de desmame e 1% nos animais sobreano.

Para a coordenadora do PampaPlus, Natacha Lüttjohann, esses resultados foram muito satisfatórios. "Um número muito importante para o PampaPlus, pois, além do aumento no número de avaliações e novos criadores aderindo ao programa, tivemos também usuários destaque nas principais premiações do ano. Esses resultados nos deixam muito felizes e certos que o programa segue firme, rumo ao crescimento", analisa.

Criado em 2008, o programa visa analisar o desempenho genético dos rebanhos a fim de obter animais que tenham melhor desenvolvimento a campo com características que trazem maior rentabilidade ao criador. Em 2020, o PampaPlus disponibilizou sua ferramenta online para todos os sócios da entidade para envios de coberturas e nascimentos. "No ano de 2020 o PampaPlus completou 12 anos de atuação com essa grande novidade que irá facilitar, ainda mais, o processo de envios de comunicados ao setor de registros", completou Nat acha.

Para avaliar os animais, o Programa utiliza o Índice de Qualificação Genética (IQG) que auxilia no melhoramento genético dos plantéis. Avaliado anualmente pela Associação, o índice foi composto para buscar fêmeas mais férteis e capazes de proporcionar maior ganho de peso a seus filhos. Da mesma forma, serve para indicar machos com bom peso à desmama e ao sobreano, e é a base dos candidatos aptos a receber a dupla marca.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 999719480

plantao@jornalminuano.online
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

comercial@jornalminuano.online
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

central@jornalminuano.online