MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Com treinos isolados, Roberto Alcalde se prepara para Paralimpíadas de Tóquio

Em 11/03/2021 às 01:00h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Com treinos isolados, Roberto Alcalde se prepara para Paralimpíadas de Tóquio | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Bajeense busca índice para classificação - Alê Cabral/CPB

Após o adiamento em 2020, as Paralimpíadas de Tóquio estão confirmadas, até segunda ordem, para acontecerem entre 24 de agosto e 5 de setembro. Dentro desse contexto de expectativa encontra-se o nadador bajeense Roberto Alcalde Rodriguez, que adaptou-se à rotina de treinamentos isolados no C.T. Paralímpico, em São Paulo.

Recentemente, a prefeitura paulista decretou lockdown por duas semanas. Em razão da medida, a seletiva para os Jogos de Tóquio que estava prevista para março, em São Paulo, foi adiada de abril. Embora a gravidade da disseminação do vírus, há uma expectativa para que o evento seja realizado, pois o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) tem adotado medidas bem restritivas na rotina diária de treinamentos.

Se, por acaso, a seletiva também não poder ser realizada em abril, Alcalde antecipa que a organização trabalhava com a possibilidade de considerar os índices obtidos pelos atletas nos últimos anos, já que em 2020 também não teve competições realizadas.

O foco do bajeense se concentra nos 100 metros peito, que é sua especialidade. Prova, aliás, que já o conduziu a título mundial, pan-americano e participação em Paralimpíada. Para se classificar para Tóquio, o índice necessário é de 1min 36s. Entretanto, em caso do tempo não ser atingido, há um segundo critério para compor a delegação, que é a posição no ranking internacional nos últimos anos. “Mas o foco é sempre não deixar margem para isso e obter o índice. No momento atual, qualquer coisa abaixo de 1min 36s, para mim, está bom”, contextualiza Alcalde.

Atletas alojados no sistema de bolha

A princípio, as Olimpíadas e Paralimpíadas estão confirmadas. Em 2020, os jogos foram adiados, ou seja, um segundo cancelamento acarretaria num enorme prejuízo para todos os setores envolvidos. A informação preliminar é que os atletas seriam submetidos a um sistema de bolha, aos mesmos moldes que ocorreu com os jogadores da NBA, na estrutura da Disney, por exemplo.

Na prática, seriam impedidos de sair da Vila Olímpica. E após o evento, teriam até quatro dias para sair do Japão. No quesito de público, há chances de não ser permitida a entrada de estrangeiros.

Desempenho recente

Como em 2020 não houve competições, os últimos desempenhos mais expressivos de Roberto Alcalde remontam ainda de 2019, quando foi medalha de ouro no Parapan, em Lima (Peru), nos 100m peito (classe SB5), com a marca de 1min 38s 41.
De Lima, Alcalde partiu direto para Londres (Inglaterra), onde participou do Campeonato Mundial. Nos 100m peito, o bajeense alcançou o quinto lugar, com 1min 35s 84. Mesmo que não tenha pego pódio, a marca foi a melhor do atleta nos últimos anos, por isso, foi alvo de comemorações. Ainda no Mundial, ficou em quinto pelo time brasileiro, no revezamento misto 4x50m medley, com o nado peito.

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br