MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Empreendedor

Aciba aguarda reabertura do comércio não-essencial na próxima semana

Em 20/03/2021 às 15:37h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Aciba aguarda reabertura do comércio não-essencial na próxima semana | Empreendedor | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Tiago Rolim de Moura

A Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba) intensificou a mobilização buscando sensibilizar o Executivo e Legislativo sobre a gravidade da situação econômica do município. A sequência de três encontros teve como objetivo manter o diálogo em defesa dos empresários, de suas famílias, dos seus colaboradores e de todo cidadão bajeense. "Reiteramos que não é o comércio e serviços que provoquem aglomerações e que o comprimento do distanciamento social não é sinônimo de proibição do trabalho e fechamento de atividades", reforça o presidente da Aciba, Ricardo Souza, que esteve acompanhado do vice-presidente da entidade, Luis Eduardo Soares e do presidente do Conselho Superior, Valmor Coradini Júnior.

O primeiro encontro foi com o presidente da Câmara de Vereadores, Augusto Lara, quando foi entregue um requerimento com diversas solicitações onde a entidade solicitou o auxílio do Legislativo para aprovar prorrogações de prazos e renúncia de receitas que condizem com as atuais necessidades dos empresários locais. "Solicitamos a prorrogação das negativas e a postergação do IPTU. Pedimos que o imposto não seja cobrado para as empresas que estiverem fechadas e que as demandas jurídicas do município tenham uma prorrogação de 180 dias, para que os nossos empresários consigam nesse prazo, saldar seus compromissos, principalmente com a folha de pagamento dos seus funcionários", explica Souza.

O presidente do Legislativo prometeu fazer uma moção de apoio às solicitações da Aciba. Na quarta-feira, representantes da Associação se reuniram com o vice-prefeito, Mario Mena, que aproveitou para explanar sobre a situação da saúde da cidade, onde foi colocado a visão do empresariado e toda a dificuldade que estão enfrentando. "Por fim, a Aciba esteve reunida com o prefeito Divaldo Lara, às 10h da manhã, da última quinta-feira, dia 18, quando o gestor foi contundente na sua posição em defender o comércio local", argumentou ele.

A reunião culminou em uma live, na qual o presidente da Aciba foi convidado a participar, junto ao prefeito e demais autoridades. A entidade teve a oportunidade de expor as dificuldades que as empresas estão passando de portas fechadas, reforçando que não é o comércio o disseminador do vírus. Na ocasião, o prefeito anunciou que atendendo ao pedido feito pelo presidente da Aciba, todas as empresas que estão fechadas terão isenção por 90 dias das taxas de IPTU e de Alvará e as Certidões Negativas terão prazo prorrogado por 90 dias. "Somos terminantemente contra qualquer tipo de aglomeração, mas somos conscientes que as empresas precisam trabalhar, porque sem fluxo de caixa os empresários não têm como saldar ou quitar suas contas, principalmente com seus colaboradores, que tanto necessitam dos seus salários, para também cumprir com seus compromissos", reforçou o presidente. 

 "Interpretamos que, a partir de segunda-feira, vivenciaremos outra situação na cidade de Bagé. Teremos que manter todos os protocolos e todos os cuidados com a saúde dos nossos colaboradores, clientes e com a comunidade, mas precisamos voltar a trabalhar", comenta Souza.  A interpretação da Aciba é que as atividades do comércio sejam retomadas com todos os protocolos e cuidados necessários para o momento.

Galeria de Imagens
Leia também em Empreendedor
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br