MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Antecipada em Bagé, vacinação dos profissionais de segurança entra na pauta dos municípios

Em 27/03/2021 às 15:10h

por Redação JM

Antecipada em Bagé, vacinação dos profissionais de segurança entra na pauta dos municípios | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Doses começaram a ser aplicadas na semana passada, no município / Foto: Divulgação

Na semana passada, por decisão pioneira do prefeito Divaldo Lara, do PTB, o município de Bagé deu início à vacinação, contra a Covid-19, dos profissionais da área segurança pública, priorizando a classe que não estava entre os grupos iniciais dentro do cronograma de vacinação. A medida, que pode gerar sanções judiciais, entrou na pauta de outros municípios brasileiros, recebendo apoio de diferentes entidades.

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou, na quarta-feira, 24, a intenção de antecipar a vacinação de policiais, bombeiros e agentes de escola penitenciária para início de abril. Cidades também gaúchas já sinalizaram a possibilidade de adotar a mesma medida. Ainda na semana passada, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) solicitou a inclusão dos servidores de segurança pública no grupo prioritário para vacinação. A Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), presidida pelo prefeito de Canguçu, Marcus Vinicius Pergoraro, formalizou o mesmo pedido ao Ministério da Saúde.

Na terça-feira, 23, o Ministério Público do Rio Grande do Sul instaurou expediente para avaliar a decisão do prefeito de Bagé, de alterar a ordem dos grupos na vacinação contra a Covid-19, antecipando a imunização de alguns grupos, o que contraria regra do Plano Nacional de Imunização. A promotoria observa que as alterações no plano, de gestão do Ministério da Saúde, não podem ser feitas pelos gestores municipais, independentemente do mérito.

Apoio
O prefeito, porém, tem recebidos apoio de diversas entidades ligadas à segurança, por meio de notas oficiais e pelas redes sociais. O presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do Rio Grande do Sul (SINPRF/RS), Maicon Nachtigall, enalteceu a atitude de Divaldo em valorizar os policiais e afirmou que a entidade está lutando para que a vacinação prioritária dos Policiais Rodoviários Federais aconteça também nas outras cidades do Rio Grande do Sul.

O Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia (UGEIRM) declarou que 'louva' a iniciativa, que, segundo nota emitida, 'priorizou a vida de quem está na linha de frente do combate à pandemia, e espera que ela sirva de exemplo para outras prefeituras'. O representante da UGEIRM na cidade, o comissário Carlos Ely Fontoura, ressaltou a importância do primeiro dia da vacinação. “Logo pela manhã fomos surpreendidos positivamente, com a notícia de que poderíamos nos vacinar, juntamente com os servidores da Susepe e da Brigada Militar. Ao encontrarmos o prefeito, saudamos sua atitude de, mesmo não havendo, em tese, o respaldo jurídico para a iniciativa, priorizar a vida dos policiais que se arriscam diariamente no combate à pandemia”, comentou.

A Associação de Praças, Policiais e Bombeiros Militares (Aspra/RS) também parabenizou o prefeito Divaldo Lara. Os delegados de polícia, por meio da Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul (Asdep/RS), também cumprimentaram o chefe do Executivo pela decisão.

Nota conjunta
Entidades de classe do município, a exemplo da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba), Associação de Jovens Empresários (AJE), Associação e Sindicato Rural de Bagé, Delegacia do Secovi Zona Sul, Conselho Bajeense da Mulher Empreendedora (Cobame), Delegacia Regional do Creci, Inspetoria Regional do CREA, Núcleo de Engenheiros e Arquitetos de Bagé (Neab), OAB Bagé, Sindarroz RS, Sindilojas e Sindicato da Indústria de Alimentação de Bagé, assinaram nota conjunta para apoiar e a iniciativa do Executivo, em dar prioridade à vacinação dos profissionais da segurança pública, que estão em tempo integral atuando em fiscalizações e auxiliando no combate a proliferação do vírus. “A pandemia também afeta esses profissionais, que estão expostos, permanecendo 24h nas ruas para manter a segurança da população e evitar aglomerações. As entidades reconhecem que o risco de contaminação é grande, tanto para os profissionais da segurança pública quanto para os cidadãos que precisam dos serviços”, diz a nota.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br