MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Ciências Biológicas divulga projetos de pesquisa e extensão durante a pandemia

Em 27/03/2021 às 13:00h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Ciências Biológicas divulga projetos de pesquisa e extensão durante a pandemia | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Site “Biota Pampeana” busca identificar e divulgar a biodiversidade do Bioma Pampa - Rayssa Bittencourt/Especial JM

por Aline Portella e Rayssa Bittencourt

Acadêmicas do curso de Jornalismo da Urcamp

O curso de Ciências Biológicas da Urcamp conta com três projetos em andamento que, em consequência do isolamento social, estão sendo realizados de forma remota por alunos, estagiários voluntários e professores. A iniciativa está sendo direcionada para plataformas digitais, trazendo conhecimento sobre animais e plantas da Região da Campanha.

O projeto “Oficina de Plantas” tem como objetivo incentivar e instruir novas maneiras de utilizar a flora no nosso dia a dia. Já o “Biota Pampeana” visa identificar, conhecer e divulgar a biodiversidade do Bioma Pampa. Por fim, “Animais Peçonhentos da Campanha”, que tem como principal objetivo fazer um levantamento dos animais peçonhentos existentes na Campanha. 

"Esses projetos, os quais também já foram levados para as escolas, são de grande relevância para os acadêmicos e para a comunidade no geral, mostrando a importância de conhecer as espécies de animais e plantas da nossa região”, conta a coordenadora do curso, Lize Cappellari.

Dando ênfase na importância dessas pesquisas que nos possibilitam uma melhor compreensão sobre algumas espécies presentes no nosso ecossistema, o egresso do curso de Ciências Biológicas da Urcamp e voluntário do “Biota Pampeana”, Filipe Idalgo, expressa seu ponto de vista e sua experiência. “Esse projeto surgiu da necessidade da nossa sociedade em aprender a identificar tanto a fauna, a flora quanto a funga da nossa província do bioma Pampa, através de registros fotográficos. Também está sendo desenvolvido o site, onde já constam várias fotos de artrópodes no geral, a avifauna, a herpetofauna, a mastofauna, a flora e a funga. Além dos registros de paisagens do Bioma Pampa, utilizamos as saídas de campo para registrar espécies que ainda não tenham fotos, e em algumas delas procurar conseguir características gerais como reprodução, alimentação e onde a espécie é encontrada”, conclui Idalgo.

Para mais informações, acesse o perfil oficial dos projetos no Instagram: @oficina.de.plantas, @peconhentos_campanha, @biota.pampeana e o site Biota Pampeana, no link: https://sites.google.com/view/biota-pampeana/p%C3%A1gina-inicial?authuser=0).

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br