MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Missas da Semana Santa irão cumprir exigências sanitárias com público reduzido

Em 30/03/2021 às 07:15h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Missas da Semana Santa irão cumprir exigências sanitárias com público reduzido | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
celebrações serão transmitidas pelas redes sociais de cada paróquia, diz bispo | Foto: ArquivoJM

Pelo segundo ano consecutivo, as celebrações da Semana Santa, pela Igreja Católica, serão celebradas de forma diferenciada devido à pandemia da Covid-19. As missas da época mais importante do calendário litúrgico dos cristãos serão realizadas, diariamente, mas de forma privada, para evitar aglomerações. Para que todos os bajeenses possam acompanhar, as celebrações serão transmitidas pelas redes sociais.  

Conforme o bispo Dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco,  as missas do Tríduo Pascal e de Páscoa serão celebradas em todas as Paróquias, seguindo as determinações da Vigilância Sanitária e todos os protocolos sanitários. Ele comenta que as celebrações serão com público reduzido e transmitidas pelas redes sociais, conforme o endereço de cada Paróquia (Facebook, Instagram, Youtube). “A pandemia obrigou as igrejas a elaborar e adotar normas e práticas de segurança sanitárias buscando garantir a defesa e a conservação da vida dos fiéis, através dos cuidados com a não disseminação do vírus nas celebrações litúrgicas. Essas exigências sanitárias interferem de maneira extraordinária no modo de bem celebrarmos esses sagrados dias”, disse.

Dom Cleonir salienta que, para as missas da Semana Santa e Páscoa, a Diocese de Bagé segue as orientações da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos da Santa Sé: “Ainda estamos lidando com o drama da pandemia de Covid-19, que trouxe muitas mudanças até a forma habitual de celebrar a liturgia”.

O religioso salienta que as procissões previstas sempre nas programações da Semana Santa não serão realizadas e orienta que, para a adoração da Cruz, seja utilizada a genuflexão simples ou outro gesto apropriado, evitando a utilização do beijo ou qualquer outro contato físico.  “O sacerdote toma a cruz e, de pé diante do altar, convida o povo em breves palavras a adorá-la em silêncio, mantendo-a erguida por um momento”, frisa.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br