MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Pedritense, general Edson Pujol deixa o governo Bolsonaro

Em 30/03/2021 às 13:31h
Rochele Barbosa

por Rochele Barbosa

Pedritense, general Edson Pujol deixa o governo Bolsonaro | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Matheus Piccini/CMPA

O Ministério da Defesa anunciou nesta terça-feira, dia 30, a saída dos comandantes das três Forças Armadas: o general Edson Pujol (Exército), natural de Dom Pedrito, e os comandantes Ilques Barbosa (Marinha) e Antônio Carlos Moretti Bermudez (Aeronáutica). A informação é do portal G1.com.br.

Na nota, recebida pelo canal, o Ministério não informou o motivo da saída dos três nem anunciou os substitutos. Segundo informações da colunista Thaís Oyama, do canal UOL.com.br, A gota d'àgua que fez o presidente Jair Bolsonaro pedir a cabeça do comandante do Exército, Edson Pujol, foi a recusa do general em se manifestar sobre a decisão judicial que anulou as condenações do ex-presidente Lula no início do mês. "O presidente esperava um posicionamento e ele não veio", afirmou um assessor palaciano, para a colunista.

O general Edson Leal Pujol, natural de Dom Pedrito, estava a frente do Comando do Exército Brasileiro desde o início do governo Jair Bolsonaro, em 2019.

Pujol, que já seria o substituto natural, por ordem de antiguidade, deixou o Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, em Brasília, no final de 2018. O general Pujol, 65 anos, é filho do Coronel da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Péricles Corrêa Pujol, e de Maria Lina Leal Pujol. Estudou no Colégio Militar de Porto Alegre e iniciou sua carreira militar em 1971, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Estudou na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), sendo declarado Aspirante a Oficial em 1977.

Como general, comandou a 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, localizada em Santiago, no Rio Grande do Sul. Entre 2009 e 2011, foi o Comandante da Aman. Chefiou o Centro de Inteligência do Exército, até março de 2013, em, posteriormente, foi nomeado Comandante da Força de Paz na Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah).

Passou o Comando da Minustah em 2014. Em seguida, foi nomeado para o cargo de secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Promovido a General de Exército, em 2015, foi designado a secretário de Economia e Finanças. Meses depois, assumiu o Comando Militar do Sul, em Porto Alegre, em substituição ao general Antônio Hamilton Martins Mourão, vice-presidente eleito na chapa encabeçada por Bolsonaro.

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br