MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Famurs solicita suspensão da proposta que permite privatização da Corsan

Em 01/04/2021 às 00:00h

por Redação JM

Famurs solicita suspensão da proposta que permite privatização da Corsan | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Companhia presta serviços em Aceguá, Dom Pedrito (foto) e Lavras do Sul /Foto: Divulgação

Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira, 31, com a participação de representantes mais de 250 cidades que têm contratos com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) deliberou pelo pedido de suspensão da tramitação da proposta de emenda à constituição que pode permitir a privatização.

Por meio de nota, a Famurs pontua que 'sem os municípios, não existe Corsan. São os municípios que detém o direito à água e ao esgoto'. “O destino da Corsan não pode ser decidido sem participação dos municípios. Não abrimos mão do nosso direito de participar para decidir, coletivamente, junto com a Assembleia Legislativa, Governo do Estado e sociedade gaúcha, qual o melhor caminho para um bem fundamental como a água do povo gaúcho. Queremos e devemos opinar, participar e construir. Privatizada ou não, é fato que ela deve e pode melhorar”, pontua.

Na nota, a Famurs cobra o que classifica como 'diálogo verdadeiro'. “Até que este diálogo seja realizado e o projeto apresentado com clareza e transparência, solicitamos ao governo do Estado e à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a suspensão da tramitação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que extingue o plebiscito. É preciso transparência. É preciso clareza. Qual é o projeto? Por que a pressa?”, questiona.

O governado do Estado argumenta que o Marco Regulatório do Saneamento, aprovado pelo Congresso Nacional, prevê metas para serviços de saneamento até 2033, destacando que o descumprimento pode representar a quebra de contratos. A Corsan presta serviços em 317 das 497 cidades do Rio Grande do Sul. Na região, essa lista inclui os municípios de Aceguá, Dom Pedrito e Lavras do Sul.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br