MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Oportunidades para o setor pós-covid foi tema do 11º Encontro de Gestores de Turismo do Pampa Gaúcho

Em 01/04/2021 às 10:12h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Oportunidades para o setor pós-covid foi tema do 11º Encontro de Gestores de Turismo do Pampa Gaúcho | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Encontro reuniu representantes do turismo de toda a região Foto: Divulgação

Uma live, na tarde de quarta-feira, dia 31, reuniu representantes de toda região no 11º Encontro de Gestores de Turismo do Pampa Gaúcho. O encontro foi organizado pela Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur), com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Bagé, da Urcamp e do Sebrae.

A atividade buscou sensibilizar os gestores municipais dos municípios associados - Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pedras Altas, Pinheiro Machado e Santana da Boa Vista - sobre a importância do setor para a retomada econômica, por meio da geração de emprego e da distribuição de renda.

Presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) e reitora da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana destacou que o turismo é uma ferramenta de desenvolvimento para toda a região, garantindo renda para o micro e pequeno empreendedor, seja através do artesanato ou de outras formas de explorar o comércio regional. A potencialização de alguns setores, como a olivicultura e a vitivinicultura, também como ferramentas turísticas foi apontada por ela. Mas, antes, Lia destaca que é necessário trabalhar, de forma mais efetiva com a população, a cultura do turismo. “Fomentar o turismo é fomentar o emprego, é fomentar o comércio, os negócios e toda uma região", destacou.

Uma das formas de retomada do segmento pós-pandemia foi apresentada pelas integrantes da Apatur, Eliane Simões Pires Pacheco e Letícia Cássia: o projeto de idealização do Museu da Lã – uma parceria entre a Associação Pampa Gaúcho de Turismo – Apatur e Gestio Consultoria e Projetos e Pangea Cultural, responsável pelo projeto Lãs RS. A proposta tem objetivo de pesquisa, preservação, salvaguarda, educação para o patrimônio e promoção dos saberes e fazeres da lã do estado. “É estabelecer um museu que reúna, em rede, núcleos de atuação da vivência e experimentação cultural desse patrimônio”, de acordo com o projeto. “Busca retorno da atividade como economicamente viável, sustentavelmente necessária para o pequeno produtor, possível para pequenas e médias propriedades de artesanato em lã, que contribuem com a cadeia do turismo”, completa Letícia.

Inclusive, o projeto despertou atenção do deputado federal Afonso Hamm, que demonstrou interesse em destinar aporte através de emenda parlamentar para a realização do projeto.

Para reforçar o turismo através da imagem dos vinhos da Campanha gaúcha, o encontro apresentou modelos e experiências bem sucedidas no segmento. Foi o caso da participação do secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Rodrigo Parisotto, que apresentou os projetos de enoturismo  para ressaltar o título de “Capital da Uva e do Vinho” ao município da Serra gaúcha. Explorando uma potencialidade, a cidade conseguiu montar um cronograma de eventos durante o ano, sempre tendo a participação da vitivinicultura, seja como foco ou como pano de fundo.

A presidente da Apatur, Clori Peruzzo, avaliou positivamente a reunião. “O evento foi fantástico. Contamos com a presença de mais de 60 pessoas acompanhando e a maioria dos secretários de turismo dos municípios, além de alguns prefeitos. Todas as falas elevando este entendimento de que o turismo, hoje, na nossa região, vai ser a mola mestra do desenvolvimento. Estamos muito satisfeitos com a participação e com o lançamento do projeto Museu da Lã. Sem o afeto presencial, mas muito produtivo”, resumiu.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br