MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Soldados de Bagé passam em concurso e serão capitães do Corpo de Bombeiros

Em 01/04/2021 às 10:08h
Rochele Barbosa

por Rochele Barbosa

Soldados de Bagé passam em concurso e serão capitães do Corpo de Bombeiros | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Lucas Ribeiro/Foto: Divulgação

Dois soldados do Corpo de Bombeiros de Bagé fizeram concurso e embarcaram, nesta semana, para o curso de formação para capitão, em Porto Alegre. Lucas Ribeiro e Bruno de Campos Moura estão realizados com a profissão e contaram um pouco da história para a reportagem do Jornal MINUANO.

Ribeiro, de 36 anos é formado em Direito pela Urcamp, desde 2014, e conta que a vontade de ajudar o próximo o motivou a ingressar na corporação. “Fiz a primeira prova do concurso de capitão no início de 2018. A pandemia atrasou a primeira chamada, que ocorreu nesse mês de março”, contou. Ele ainda destaca que o curso ocorrerá em Porto Alegre e tem duração de um ano e três meses. “Esse período não será fácil devido à distância da família, tenho dois filhos, de 13 e 16 anos, e somos muito próximos”, relatou.

Natural de Canguçu, Ribeiro reside em Bagé desde 2003. “Inicialmente, pretendo servir em Porto Alegre mesmo”, comentou. Acrescentando, ele destaca que, quanto às ocorrências que já participou, fez atendimento de diversos tipos, entre acidentes veiculares e incêndios. “Nos últimos três anos, trabalhei no setor de prevenção, na análises de Plano de Prevenção e Combate a Incêndios”, concluiu.

Já o soldado Bruno de Campos Moura, de 32 anos, também é formado em Direito pela Urcamp, no ano de 2018, é pós-graduado em Direito Processual Penal, tendo ingressado na Brigada Militar no ano de 2008, como temporário, e no ano de 2009 prestou concurso de soldado para o Corpo de Bombeiros, no qual foi aprovado, assumindo em outubro de 2009.

Moura conta que sempre foi encantado pela atividade de salvamento, combate a incêndio, prevenção e projetos sociais. “Auxiliando as pessoas nos momentos de maior necessidade”, justifica. O soldado destaca que prestou o concurso para capitão no ano de 2018, o que foi subdividido em 5 etapas: prova objetiva, subjetiva e títulos; exame de saúde; teste de aptidão física; psicotécnico e prova oral. “No final, obtive o resultado de 10° colocado na classificação geral.  O curso será constituído de módulos com diversas disciplinas. Com período de aproximadamente ano e três meses. Espero adquirir o máximo de conhecimento para colocá-los em prática na gestão com recursos humanos, logística na área da segurança pública.”, relatou Moura.

O soldado destaca que uma das principais ocorrências que o marcou foi um resgate veicular, no qual estavam duas crianças. “Elas tinham um ano e seis meses e a outra apenas três anos, que acabaram não resistindo aos ferimentos. Marcou, devido meus filhos terem a mesma idade na época do episódio. No momento, devemos agir com a razão, deixando a emoção de lado. Depois, sim, sentimos como qualquer ser humano”, emociona-se. Após o curso, Moura pretende voltar para Bagé, onde nasceu e viveu toda a vida.

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br