MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Publicada Lei de indenização a trabalhadores da saúde permanentemente incapacitados ou vítimas de Covid-19

Em 02/04/2021 às 10:40h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Publicada Lei de indenização a trabalhadores da saúde permanentemente incapacitados ou vítimas de Covid-19 | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Audrin Quadros/Especial JM

Foi publicada, no dia 26 de março, a Lei nº 14.128/2021, que dispõe sobre compensação financeira a ser paga pela União aos profissionais e trabalhadores de saúde que, durante a pandemia de Covid-19, tornarem-se incapacitados permanentemente, ou a dependentes, cônjuges e herdeiros em caso de óbito.  A Lei, denominada de Mara Rúbia, presta uma homenagem à primeira trabalhadora vítima de Covid-19 no Grupo Hospitalar Conceição.

O valor será pago aos trabalhadores de saúde que atuaram no atendimento direto a pacientes de Covid-19 ou que tenham realizado visitas domiciliares (no caso de agentes comunitários de saúde ou de combate a endemias). O Projeto de Lei havia sido vetado pelo presidente da República, em agosto de 2020. Entretanto, no dia 17 de março, o veto foi derrubado pelo Congresso Nacional.

Embora ela esteja sendo publicada agora, mais de um ano depois do início da pandemia, em razão do veto presidencial, tem aplicação retroativa a 3 de fevereiro de 2020, data de início do estado de emergência pública. Assim, mesmo quem adoeceu anteriormente à Lei ser promulgada, terá como invocar o direito

A Lei determina uma compensação financeira, em parcela única de R$ 50 mil, paga ao profissional ou trabalhador de saúde incapacitado permanentemente. Em caso de óbito, o valor será pago ao seu cônjuge ou companheiro, aos seus dependentes e aos seus herdeiros necessários. Além desta indenização, os dependentes do profissional falecido também receberão um adicional de R$10 mil para cada ano que faltar para completar a idade máxima: 21 anos completos ou 24 anos se cursando curso superior. 

A incapacidade permanente para o trabalho, mesmo que não tenha sido a causa única, principal ou imediata, deverá ser comprovada por perícia médica. A presença de comorbidades não afasta o direito ao recebimento da compensação financeira. No caso de óbito do trabalhador de saúde, será agregado o valor relativo às despesas de funeral à compensação financeira. O recebimento da indenização não prejudica o direito ao recebimento de benefícios previdenciários ou assistenciais previstos em lei.

A Lei ainda não é aplicável, pois precisa de regulamentação para definição de qual o órgão do Governo ficará responsável por receber os requerimentos e fazer a gestão dos pagamentos. Outro assunto tratado pela Lei 14.128/2021 diz respeito à comprovação do empregado em geral que está doente e que não poderá comparecer ao trabalho.

Durante o período de emergência em saúde pública decorrente da Covid-19, a imposição de isolamento dispensará o empregado da comprovação de doença por 7 dias. A partir do 8º dia, se o trabalhador ainda não estiver apto a retornar ao trabalho, ele poderá apresentar documento de unidade de saúde do SUS ou documento eletrônico regulamentado pelo Ministério da Saúde.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br