MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Programa Troca-Troca de Sementes abre prazo para habilitação de empresas

Em 03/04/2021 às 01:59h

por Redação JM

Programa Troca-Troca de Sementes abre prazo para habilitação de empresas | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Na última safra, o programa ofereceu 53 cultivares de milho e sorgo Foto: Fernando Dias/EspecialJM

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) abriu prazo para habilitação de empresas que tenham interesse em fornecer sementes de milho e sorgo para o Programa Troca-Troca de Sementes para a safra 2021/2022. O aviso foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (1/4) e prevê prazo de 15 dias para envio das manifestações de interesse.

“Este é o primeiro passo para o início das ações para operacionalização da safra 2021/2022”, diz a secretária Silvana Covatti. “A partir da habilitação das empresas, poderemos repassar aos agricultores e entidades participantes do Programa Troca-Troca de Sementes quais serão as cultivares disponíveis para essa próxima safra.”

Na última safra, o programa ofereceu na sua totalidade 53 cultivares de milho e sorgo de 10 diferentes empresas para a livre escolha dos produtores. A disponibilidade de cultivares e a liberdade de escolha que o agricultor tem para que possa fazer o cultivo daquela mais apropriada para a sua realidade são premissas básicas do programa e alguns dos principais fatores que justificam sua amplitude em todo Estado.

Na safra 2021/22 que está se iniciando, a Seapdr está trabalhando para a melhoria do Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo. Nesse processo de habilitação das empresas, será qualificado o portfólio de cultivares, apresentando detalhamento técnico dos materiais, com informações de aptidão e finalidade de uso de cada cultivar, ciclo, tipo de grão, tipo de biotecnologia empregada na semente, níveis de tolerância a pragas e doenças. “Queremos que o agricultor, por meio de sua entidade e com apoio de assistência técnica de forma direta da Emater, possa optar pelo material com melhores características para o seu sistema de produção e de acordo com as características da sua propriedade”, explica o coordenador do programa, Jonas Wesz.

Outro avanço importante é a divulgação desde já do cronograma que será operacionalizado em todas as etapas desta safra do Troca-Troca. Destaca-se a etapa dos pedidos em que os agricultores efetuarão a reserva das sementes tanto para a safra como para a safrinha em maio/junho. As empresas interessadas deverão enviar a documentação preferencialmente de forma digital para o e-mail feaper@agricultura.rs.gov.br, solicitando confirmação de recebimento.

A documentação também pode ser enviada de forma física para a Seapdr: Av. Praia de Belas, 1.768, 3º andar – Sala DSP/DAFA, Porto Alegre/RS – CEP 90110-000

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br