MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Mais da metade do primeiro escalão bajeense foi modificado em três meses

Em 04/04/2021 às 08:00h

por Redação JM

Mais da metade do primeiro escalão bajeense foi modificado em três meses | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Mudança mais recente foi formalizada na quinta-feira, 1º de abril, com a posse de Adriane Simões Pires / Foto: Audrin Quadros/Especial JM

Sete das 12 secretarias que compõem a estrutura administrativa da Prefeitura de Bagé passaram a contar com novos titulares desde o dia 4 de janeiro, quando Rafael Rodrigues (Fuca) assumiu a pasta da Juventude, Esporte e Lazer. A mudança mais recente no primeiro escalão foi formalizada na quinta-feira, 1º de abril, com a posse da farmacêutica Adriane Simões Pires, que sucedeu Geraldo Gomes na Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência; e do adjunto, o médico Ricardo Necchi.

Adriane disputou vaga no Legislativo, no peito de 2020, pelo PL. Em sua primeira manifestação pública como secretária, diante do prefeito Divaldo Lara, do PTB, do vice-prefeito, Mario Mena Kalil, do PTB, e do líder do governo na Câmara, Michelon Apoitia, também do PTB, fez uma analogia para descrever suas expectativas quanto à atuação na pasta. “O navio já está muito bem. Eu sou mais um marinheiro. Sei que posso fazer um bom trabalho, tranquilo, com confiança e serenidade para auxiliar nessa navegação”, disse.

Mudanças no governo

As alterações iniciaram em janeiro, de forma escalonada. Antenor Teixeira sucedeu Heráclito Moreira (Tato), assumindo a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa. João Schardosim passou a comandar a Secretaria de Cultura e Turismo, sucedendo Anacarla Flores. A Secretaria de Desenvolvimento Rural, comandada por Silvia Maria Tavares Silveira, no final da primeira gestão petebista, foi assumida por João Pedro Finger.

A nova configuração do primeiro escalão também mexeu com a composição da base do governo na Câmara de Vereadores. A Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso, antes comandada por Finger, passou ao comando do vereador Graziane Lara, e a Secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos foi assumida pelo vereador Ronaldo Hoesel. Com dois suplentes também integrando o primeiro escalão (Fuca e Schardosim), Cláudio Figueira da Silva (Xuxa) e Cláudia Messias assumiram cadeiras do PTB no Legislativo.

Cinco secretários permanecem no cargo desde a primeira gestão petebista, iniciada em 2017. Jorge Duarte está à frente da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano desde 2019. Patrícia Pires assumiu a Secretaria de Economia, Finanças e Recursos Humanos no ano passado. José Carlos Nobre (Zequinha) completou um ano no comando da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, em março.

Bayard Paschoa Pereira comanda a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação desde o início do governo. No final de 2019, a pasta chegou a ser assumida por Alencar Dal Molin, por indicação do MDB. Ele deixou o cargo em dezembro daquele ano. Pereira, então filiado ao PV, retornaria à função em janeiro de 2020. Adriana Lara também comanda a pasta da Educação e Formação Profissional desde 2017.

Direção do Daeb

A próxima mudança deve ser formalizada no Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb). O engenheiro civil Eduardo Mendes já confirmou que vai deixar a direção geral da autarquia. O empresário Franco Alves, que comandou a Secretaria de Gestão e Planejamento, deve assumir o cargo. Ainda não foi definida data para a formalização das mudanças na autarquia. Alves também coordenou a campanha de Divaldo à reeleição, em 2020.

Completando nove meses no comando do Daeb, Mendes destaca que a retomada da obra da barragem da Arvorezinha representava a principal demanda. “Licenciamento, outorga da Água junto ao Departamento de Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul, repactuação do contrato com o Ministério de Desenvolvimento Regional, Convênio com o Exército Brasileiro. Isto foi feito e foi dada a ordem de início para as obras. Agora vou acompanhar tudo isto”, pontua.

Ligado ao PL, Mendes tem experiência em gestão pública, com passagens pelas secretarias de Habitação, Transporte e Circulação, Atividades Urbanas e Desenvolvimento Rural. Também foi coordenador regional de Obras, entre 1995 e 1998. Integrando o quadro de servidores do município, o engenheiro civil agora deve assumir uma função ligada à construção da Barragem da Arvorezinha, acompanhando o desenvolvimento da obra.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br