MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Associação Espiritualista de Umbanda de Bagé pretende delimitar área no Quebracho

Em 06/04/2021 às 10:44h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Associação Espiritualista de Umbanda de Bagé pretende delimitar área no Quebracho | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
entidade preserva o espaço para as hmenagensFoto: ArquivoJM

Com o intuito de preservar uma área do Quebracho, no local onde está o Santuário e a Gruta de Iemanjá, a Associação Espiritualista de Umbanda de Bagé (Aeub) pretende delimitar a área pertencente à entidade, conforme especifica a Lei Nº 2.095, de 21 de novembro de 1980, que oficializou a doação de uma área de 6 mil metros quadrados para a Aeub.

Conforme o presidente da Associação, Delmar Medeiros, a intenção, além da regularização da documentação, é realizar um cercamento nos limites pertencentes à entidade. Ele explica que muitas pessoas vão até o local e deixam lixo, como garrafas, sacolas e outros elementos que poluem o meio ambiente. “Os umbandistas utilizam da energia da natureza para os trabalhos e é preciso preservar o local”, disse.

A área, doada pelo então prefeito Carlos Sá Azambuja, foi convertida em bem patrimonial de uso comum, desativado em virtude da criação e funcionamento da rodovia. O espaço está situado  à margem da  BR-293, à altura do quilômetro 153, com as seguintes dimensões e limitações: 120 metros a norte da BR-293; ao Sul, limitando 120 metros  com uma propriedade privada; 50 metros ao Leste com a antiga estrada do Quebracho e 50 metros a Oeste com o arroio Quebracho, tendo, no total, seis mil metros quadrados. Também ficou estipulado na Lei que a entidade manterá o espaço de devoção à Iemanjá.

De acordo com Medeiros, a área, hoje, pertence à Prefeitura de Hulha Negra, que é parceira em todas as atividades realizadas pela Associação. “Já conversamos com o prefeito Renato Machado, que irá auxiliar na fiscalização e manutenção da área após o cercamento”, comenta.

Procissão de Ogum

No dia 23 de abril, aliás, os umbandistas comemoram o Dia de Ogum (São Jorge). Normalmente, era realizada a procissão em homenagem ao Santo Guerreiro e Orixá Rei da Umbanda. Porém, devido à pandemia, desde o ano passado, não é possível o cortejo. O presidente adianta que está buscando alternativas para prestar a homenagem e que existe a possibilidade de ser realizada uma carreata pelas principais vias da cidade. “Estamos buscando as autoridades para pedir a liberação. Em breve, teremos novidades”, destaca.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br