MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Caminho da Luz estimula população a realizar doações via declaração do Imposto de Renda

Em 06/04/2021 às 11:10h

por Redação JM

Caminho da Luz estimula população a realizar doações via declaração do Imposto de Renda | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Tiago Rolim de Moura

Até o dia 30 de abril está aberto o prazo para declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O período também é uma oportunidade de escolher onde aplicar parte do IR devido – um exercício de cidadania que contribui com projetos sociais em todo o país. O Caminho da Luz é uma das instituições em Bagé que está habilitada a receber recursos através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança). A doação de até 3% do imposto a ser pago pelo contribuinte é válido apenas na modalidade de declaração completa.

A destinação pode ser feita pelos contribuintes de maneira bem simples. O programa da Receita Federal para a Declaração dispõe de uma ficha para Doações, diretamente na Declaração, por meio de um DARF específico e de um link que permite escolher para quem encaminhar os recursos, entre as instituições cadastradas em 2020. O sistema sugere automaticamente o valor. Vale esclarecer que, aqueles contribuintes que já estimaram a base de 6% ainda em 2020 (que é o ano-base da declaração), realizaram a doação e pegaram o recibo junto ao Caminho da Luz não podem participar desta modalidade – que é considerada repetição pela Receita Federal.

A instituição elaborou um vídeo para divulgação nas redes sociais, explicando à população como proceder. “É uma ação solidária muito importante, bastante simples, onde contamos também com a participação dos contadores e contabilistas para orientar seus clientes no momento de realizar a declaração”, alerta o presidente do Caminho da Luz, Ruibar Freitas.

Para destinar com segurança e, principalmente, para assegurar o preenchimento correto da declaração, a orientação é para que o contribuinte procure a orientação de um profissional de contabilidade de sua confiança. Para aqueles que realizam a declaração de forma pessoal, a instituição está à disposição para orientar como deve ser realizada a doação. O doador precisa ainda assinar uma declaração – um modelo que a própria instituição disponibiliza – destacando que realizou a doação para o Funcriança. No documento o contribuinte informa que a doação se destina ao Caminho da Luz. “Essa declaração é a garantia para Instituição solicitar o repasse das doações através do Funcriança/Bagé”, relata Freitas. Esse documento precisa ser anexado ao DARF.

Outra possibilidade é que a população que realizou a doação encaminhe por e-mail ao Caminho da Luz (uebageense@gmail.com) a cópia do DARF. “A instituição imprime o e-mail, anexa a cópia da declaração e encaminha ao Comdica”, salienta o presidente. “Nos próximos dias vamos intensificar nossa campanha, até porque o prazo final é 30 de abril. Há anos realizamos esse trabalho e a comunidade sempre colabora conosco. Mesmo em um momento de pandemia, a instituição manteve os atendimentos clínicos porque sabe da necessidade das famílias e das dificuldades enfrentadas pela comunidade”, ressalta Freitas.

O Caminho da Luz mantém suas atividades adotando protocolos rígidos nos atendimentos, além de respeito às normas de distanciamento para garantir a segurança da equipe de trabalho e dos assistidos.

Vale destacar que, na última quarta-feira (31 de março), a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que prorroga até o dia 31 de julho o prazo para a realização da entrega da declaração do Imposto de Renda referente ao ano-calendário de 2020. Esse texto deve passar ainda pelo Senado antes de vigorar. Por conta disso, a Receita Federal continua informando aos contribuintes que, atualmente, o prazo final para o envio é até 30 de abril. O projeto que foi aprovado pelo deputados mantém o cronograma mensal previsto para a restituição. Até o momento a Receita Federal já recebeu mais de 9,8 milhões de declarações do Imposto de Renda. 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 999719480

plantao@jornalminuano.online
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

comercial@jornalminuano.online
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

central@jornalminuano.online