MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Brasileiros com dupla cidadania estão recebendo imunização no lado uruguaio de Aceguá

Em 08/04/2021 às 09:15h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Brasileiros com dupla cidadania estão recebendo imunização no lado uruguaio de Aceguá | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Cerca de 200 pessoas são vacinadas diariamenteFoto: Divulgação

O Uruguai tem avançado rapidamente na imunização de seus habitantes.  A vacinação junto à fronteira brasileira é considerada fundamental pelas autoridades uruguaias, em virtude do atual cenário da pandemia no Brasil, com sucessivos recordes de mortes e casos. Para isso, foram liberadas doses para os brasileiros que têm dupla cidadania.

Conforme o alcalde de Aceguá, Javier Rodrigues, a imunização no município iniciou no dia 18 de março . Na primeira semana da campanha, o país priorizou profissionais da saúde, policiais militares, professores e bombeiros. Depois, cidadãos com mais de 80 anos, idosos que vivem em abrigos e presos. Outro grupo que também teve prioridade foram de pessoas entre 50 e 70 anos. Na época, teve início a vacinação para os brasileiros com dupla cidadania que estavam nessa mesma faixa etária.

Rodrigues comenta que, no final de março, iniciou a imunização para pessoas a partir dos 18 anos e a próxima etapa será de 71 a 79 anos. Ele comenta que estão sendo agendados cerca de 200 imunizações diárias. “Na região de abrangência de Aceguá, cerca de seis mil pessoas devem receber a dosagem”, disse.

O país vizinho planeja vacinar cerca de 70% de seus quase 3,5 milhões de moradores até o fim do primeiro semestre deste ano. De acordo com o alcalde, todo o brasileiro que tem a identidade uruguaia pode receber a imunização na fronteira. “Somente com a identidade brasileira não é permitido”, alerta, contudo. Ele salienta que o lado uruguaio de Aceguá deve ter uns 15 casos de coronavírus confirmados mas, segundo Rodrigues, a situação está sob controle. “É necessário que as pessoas tenham consciência. Por sermos uma localidade pequena, já são muitos casos. Se expandir mais, será difícil controlar”, reconhece.

O alcalde informa que todas as repartições públicas, freeshops, praças, escolas e parte do comércio do lado uruguaio estão fechadas na fronteira. No dia 12 de abril, adianta ele, haverá uma reunião para definir o que será feito. Inclusive, ressaltou que já foi imunizado e está aguardando a segunda dose para ficar mais tranquilo.

Para receber a dosagem na fronteira, os brasileiros precisam se cadastrar e encaminhar ao Ministério da Saúde uruguaio um documento que comprova o vínculo com o país vizinho. Isso pode ser feito por meio do site da pasta ou em um número de WhatsApp, criado para agendar as imunizações.

Após a confirmação, o Ministério da Saúde do Uruguai encaminha dados do local e a data da vacinação da primeira e da segunda dose.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br