MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

Anos 80 em 10 + 10 lições

Janine Franco | Estilista colaboradora

Em 10/04/2021 às 00:04h
Viviane Becker

por Viviane Becker

Anos 80 em 10 + 10 lições | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

1. A moda dos anos 80 foi marcada pela extravagância: nunca se consumiu tanto. Especialmente marcas. Estava na moda ganhar dinheiro e se vestir bem, saboreando o luxo oferecido por grandes estilistas. 

2. Elementos da década perdida se transformaram em referências para a mulher do século XXI. Ombreiras, sobreposições, vinil, exagero nas formas e nas cores. 

3. O blazer solto com ombreiras, combinado com calça larga ou saia lápis com fenda atrás, se tornou o símbolo de uma geração de mulheres que trabalham fora e têm ambições profissionais.

4. Assim como as sobreposições desconexas com peças como jeans e colete estavam em alta entre as descoladas, shapes bufantes, como manga morcego e saia balonê, vestiam as fashionistas da época. Sem contar o visual com cintura alta e suspensórios. Os looks monocromáticos, coloridos e divertidos, também tiveram sua expressão máxima na década de 80.

5. A estética New Wave, também desta década, era colorida, fluorescente. Em conjuntos ou peças misturadas, o importante era brincar com as tonalidades e os materiais das roupas e acessórios. Os tecidos, que já vinham em pleno processo de inovação na década anterior, ficariam cada vez mais surpreendentes. O strech, que é usado até hoje, foi um dos hits oitentistas. Naquele tempo, proporcionava um ar futurista às peças.

6. Vindo do movimento punk, os spikes (tachas ponteagudas) utilizadas pelos roqueiros e punks da década, foram o elemento mais usado na moda nas últimas quatro estações.

7. Os cabelos foram icônicos; era a época dos cortes assimétricos. O cabelo com visual molhado obtido com o efeito do gel fez a cabeça dos homens e das mulheres, principalmente os penteados que eram marcados pelo uso do gel e altos topetes. Cortes mulet, a la Chitãozinho e Xororó, quem não lembra?

8. Outro acessório característico da década de 80 eram os óculos Ray-Ban, ícones como Madonna, Tom Cruise e Michael Jackson foram os principais responsáveis pela Ray-Ban virar sucesso no mundo inteiro.

9. O tênis deixou os looks das mulheres e dos homens mais despojados, podendo serem encontrados nas mais variadas formas e cores. O calçado se popularizou como o eterno e clássico tênis All-Star por ser um calçado simples e confortável. O tênis all-star foi e ainda é um dos calçados mais utilizados entre jovens, adultos e crianças e fazem o maior sucesso até hoje.

10. Fiz esta listagem com um carinho especial, pois vivi esta década sendo adolescente, e absorvi todas estas ideias de moda e anti moda, e posso assegurar que vivemos muitas mudanças neste período, tanto que, até hoje,  os criadores bebem desta fonte.

 

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br