MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Estado

Governo do Estado intensifica obras na barragem Jaguari, na Campanha

Em 14/04/2021 às 17:02h

por Redação JM

Governo do Estado intensifica obras na barragem Jaguari, na Campanha | Estado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Previsão é que estrutura seja entregue no primeiro semestre de 2022 | Foto: SOP / Arquivo

Em continuidade às obras da barragem Jaguari, na região da Campanha, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras e Habitação (SOP), iniciou o desvio do curso natural do arroio Jaguari. A previsão é que a primeira fase da estrutura seja concluída ainda em 2021. Até o momento, 63% da obra está finalizada.

As intervenções estão dentro do cronograma previsto pelos técnicos do departamento de Estudos e Obras de Barragens e Canais da SOP. “Era fundamental que o desvio do arroio ocorresse ainda em abril, antes do período das chuvas. Desta forma, conseguiremos avançar ainda mais no segundo semestre deste ano”, disse o secretário José Stédile.

O empreendimento está localizado no município de São Gabriel, mas também atenderá Dom Pedrito, Lavras do Sul, Rosário do Sul e Santana do Livramento. Com investimento do governo federal de cerca de R$ 300 milhões, as obras foram iniciadas em 2007.

“A primeira fase da obra conta com 93% de conclusão, enquanto o status da segunda fase aponta para 24% de execução”, relatou o diretor o diretor do Departamento de Estudos e Obras de Barragens e Canais (DEOBC), engenheiro Luiz Ricardo Saenger. A previsão é que toda a estrutura seja entregue à população no primeiro semestre de 2022.

A barragem integra o sistema hídrico Jaguari-Taquarembó, que irá universalizar o abastecimento na Região da Campanha, além de garantir irrigação de 117 mil hectares em toda a bacia do rio Santa Maria. O empreendimento beneficiará 240 mil habitantes integrantes da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria. A barragem Taquarembó também tem as obras lideradas pela SOP.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br