MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Urcamp integra seu ecossistema de inovação ao programa INOVA RS do governo do Estado

Em 14/04/2021 às 13:34h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Urcamp integra seu ecossistema de inovação ao programa INOVA RS do governo do Estado | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Regiões da Campanha e Fronteira Oeste realizaram primeira reunião |Foto: Reprodução /JM

As regiões da Campanha e Fronteira Oeste coordenaram a sua primeira reunião de mesa do programa Inova RS, na manhã desta quarta-feira, dia 14. Durante o encontro virtual, a reitora da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana, o gerente de Campus e Inovação, Leandro Pires, e a professora Elisabeth Drumm apresentaram O modelo de ensino da Graduação I, desenvolvido na instituição de ensino desde 2019.

O Inova RS é um programa que visa incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação a partir da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada, setores empresarial, acadêmico e governamental em oito regiões representativas do Estado. Nas regiões da Fronteira Oeste e Campanha, objetiva desenvolver o turismo inteligente por meio de soluções inovadoras, tendo o Bioma Pampa como diferencial competitivo.

O programa propõe a construção de uma agenda comum entre os atores dos ecossistemas de inovação das regiões e articula projetos voltados ao desenvolvimento econômico e social das regiões e a Urcamp deve entrar como parceira, com seu modelo já consolidado dentro da Graduação i, onde os alunos trabalham suas competências, através do desenvolvimento de soluções para projetos reais. Será a Plataforma SOU i servindo de modelo para todas as outras instituições de ensino dentro das regiões da Campanha e Fronteira Oeste do Estado.

O RS é o 5º estado brasileiro mais inovador e o 4º colocado em competitividade global em setores tecnológicos. O programa, desse modo, estimulará o investimento em inovação tecnológica para potencializar o crescimento do Estado e para torná-lo um lugar capaz de gerar, reter e atrair empreendedores, negócios e investimentos intensivos em conhecimento.

Durante a reunião, a reitora salientou que a Urcamp saiu na frente e inovou quando implementou o modelo acadêmico da Graduação I. Ela disse que a instituição já desenvolve projetos integradores e trabalha para o polo de desenvolvimento regional citando, como exemplo, a vitivinicultura e a fruticultura, que já estão implantadas na região.

Pires apresentou a metodologia do trabalho e os eixos que compõe, sendo eles a Graduação I, Plataforma Sou I e Utech I. Ele também mostrou o ecossistema de inovação da Urcamp e o número de projetos, demandas empresas cadastradas, pessoas impactadas e estudantes abrangidos pela tecnologia.

Elisabeth, por sua vez, relatou sobre a parceria com a Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã (ADAC) e o desenvolvimento de nove demandas regionais com apoio da Associação Pampa Gaúcho de Turismo.

O Inova RS é desenvolvido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS( SICT), em parceria com representantes da quádrupla hélice da inovação de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, o Inova RS teve sua metodologia inspirada em projetos já existentes no Brasil e no mundo, os quais apresentaram resultados positivos, quanto ao desenvolvimento econômico e social das regiões onde estão inseridos. Em Porto Alegre, o Pacto Alegre – que prevê o compartilhamento de recursos e parcerias entre o poder público e a iniciativa privada para impulsionar o crescimento da capital – é uma das referências.

Outra inspiração é a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). Foi lançada em 2008 com o objetivo de fortalecer a inovação industrial no Brasil e contribuir para o aprimoramento de políticas públicas relacionadas ao tema. Coordenada pela Confederação Nacional da Indústria CNI, a mobilização cria um espaço de diálogo entre empresas, universidades e governo.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br