MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Site do Jornal Minuano conta com espaço para podcast

Em 02/05/2021 às 08:00h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Site do Jornal Minuano conta com espaço para podcast | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Produções são feitas desde 2019 - Foto: Divulgação

O site do Jornal Minuano está com um espaço dedicado a publicações de podcasts, ou seja, produções de áudio que o ouvinte pode acessar quando quiser, não dependendo de programação. A ideia é oferecer mais uma opção multimídia, além dos textos e vídeos disponibilizados.

A área na página já conta com alguns materiais produzidos pelos estudantes de jornalismo da Urcamp. O programa mais recente, o Redação Facos, foi elaborado pelos alunos do 6º módulo, de forma totalmente remota. A experiência fez parte da disciplina de Mídias Sonoras e Reportagem e busca realizar a prática do radiojornalismo mesmo no distanciamento da pandemia.

Segundo a professora Cristiane Pereira, o Minuano tem sido um grande parceiro do curso. “Começamos a fazer podcast para o Jornal no ano de 2019, com o programa Sextou na Redação, que ia ao ar todas as sextas-feiras com o resumo das notícias da semana. Agora temos um espaço dedicado só para este tipo de produção no site”, conta. O coordenador do curso, Glauber Pereira, complementa dizendo da importância da novidade. “O Minuano é um espaço utilizado como jornal laboratório do nosso curso, então é inovador que os nossos alunos possam explorar também não só a plataforma impressa, mas como também as demais plataformas digitais que o veículo tem à disposição. Quando a gente produz, discute, teoriza sobre podcast, sobre rádio expandido, é interessante este espaço, pois ganha o jornal com a diversificação e a inovação de ferramentas e ganham os estudantes que produzem um material que não é só para o professor, que não vai ficar só dentro da sala, mas que é para toda a comunidade”, explica Pereira.

Os alunos também estão muito satisfeitos com a parceria. “Participarmos do podcast é uma proposta interessante porque aprendemos na prática o jornalismo. O mercado de trabalho, hoje, exige que o profissional esteja preparado para sair da faculdade, pronto para atuar e realizar a atividade de produzir, entrevistar e montar o áudio, o que ajuda no perfil após a graduação. E o projeto estar vinculado a um veículo de comunicação também contribui muito para o currículo no futuro”, afirma a estudante de jornalismo Mariana Muza.

A turma de alunos do 6º módulo ainda produzirá, neste semestre, um podcast especial sobre os 25 anos do curso de jornalismo da Urcamp. Para conferir o material, basta acessar https://www.jornalminuano.com.br/podcasts.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br