MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Curso de Nutrição inicia Semana Acadêmica Online

Em 04/05/2021 às 11:19h

por Redação JM

Curso de Nutrição inicia Semana Acadêmica Online | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

A palestra “Terapia nutricional em erros inatos do metabolismo”, ministrada pela Dra. Soraia Poloni, deu o start da programação da II Semana Acadêmica Online do curso de Nutrição, da Urcamp. As atividades se estendem até quinta-feira, com palestras apresentadas através do canal da instituição de ensino no Youtube.
A palestrante da noite, Soraia Poloni, possui graduação em Nutrição pela UFRGS, é especialista em Cardiologia pela Residência Multiprofissional em Cardiologia - Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul (IC-FUC). Atuou como nutricionista assistencial do Instituto de Cardiologia de 2012 a 2018, sendo responsável pelas unidades de pediatria (UTI e enfermaria), lactário e preceptora da Residência Multiprofissional em Cardiologia. Tem doutorado em Genética e Biologia Molecular (UFRGS), atuando em pesquisas em erros inatos do metabolismo, com foco em homocistinúria clássica.
Atualmente, é pós-doutoranda do Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre onde, conforme explica, está instalado um dos maiores grupos de estudo sobre o tema da América Latina.
Principal tema trabalhado por ela, e abordado na palestra, os erros inatos do metabolismo (EIM) são responsáveis pelas doenças metabólicas hereditárias, que resultam da falta de atividade de uma ou mais enzimas específicas ou defeitos no transporte de proteínas. Ou seja, tratam-se de doenças em que o tratamento via nutrição é essencial.
O papel da nutricionista, nestes casos, é ver de que forma deve adaptar a alimentação do paciente, adequando suas necessidades ao diagnóstico realizado. “Sei que não é tão familiar na graduação, é uma coisa que passa bem batido, a gente não sai realmente pronto para atender uma pessoa com erro inato do metabolismo. São doenças raras, mas onde a nutrição é crucial em vários tratamentos”, explica a palestrante.
Mirtes Dalmaso, professora do curso de Nutrição da Urcamp e coordenadora da palestra da noite, destaca que a virtualização das atividades possibilitou a aproximação do curso de pesquisadores renomados em suas áreas, que, por sua vez, abordam temas cada vez mais atualizados com os estudantes. Ela aponta a própria temática dos EIM como exemplo. “A gente não consegue trabalhar em sala de aula de forma muito aprofundada, mas damos aos acadêmicos o suporte para entender o tema. É importante que o aluno de Nutrição conheça todo o funcionamento do organismo para que possam, então, manejar a orientação, o que esse paciente realmente vai necessitar”, explica.
Mirtes destaca que o assunto, apesar de não ser recente, tem sido mais recorrente na atualidade devido ao refinamento e qualificação dos diagnósticos possibilitados pela evolução tecnológica e científica. “A ciência evoluiu e o diagnóstico está sendo realizado de forma mais eficiente, com testes mais rotineiros e eficientes, como o próprio teste do pezinho”, explica.
Vale lembrar que a semana segue, sempre com atividades no canal da Urcamp no Youtube, às 19h. Amanhã é a vez da nutricionista, Carolina Anele, falar sobre “Manejo nutricional no covid-19: da internação clínica à alta e reabilitação”. Na quarta é a vez da egressa da instituição, Luciana Bitencourt Alves Cerveira, falar sobre “A fitoterapia aplicada à nutrição”. E encerrando as atividades, na quinta-feira acontece a palestra  "A nutrição pela visão do comportamento alimentar", ministrada pelo nutricionista Rafael Marques Soares.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 999719480

plantao@jornalminuano.online
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

comercial@jornalminuano.online
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

central@jornalminuano.online