MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Obra de saneamento em Aceguá deve incluir bairro Nova Aurora

Em 04/05/2021 às 16:16h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Obra de saneamento em Aceguá deve incluir bairro Nova Aurora | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
municipio terá 100% das residências com rede de esgoto.Foto: ArquivoJM

A obra de execução do projeto binacional de saneamento urbano integrado Brasil/Uruguai, financiado com recursos do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), em Aceguá, está 80% concluída no lado brasileiro. A conclusão do trabalho deve ocorrer após a inclusão do bairro Nova Aurora.

Conforme o prefeito de Aceguá, Marcus Vinicius Godoy de Aguiar, foi realizada uma reunião com representantes da  Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), que é a responsável pela obra. Ele salienta que a obra será finalizada de acordo com o projeto inicial e a Corsan deve realizar um processo licitatório para a inclusão do novo bairro.

Neste ano, de acordo com o prefeito, a empresa contratada trabalhou somente nas Estações de Bombeamento de Esgoto (EBEs) e de Tratamento de Água (ETA). O chefe do executivo ressalta que faltam poucas ruas para a conclusão, mas essa parte ainda não será retomada.

Conforme a Corsan, a primeira etapa do projeto, que integra a rede coletora das bacias 1, 2, 3 e 4 (12.549 metros), três estações de bombeamento de esgoto e linhas de recalque (1.184 metros), ETE com um módulo e emissário final (227 metros), deve ser concluída ainda em 2021. Já a segunda etapa, que prevê as redes coletoras dos bairros Nova Aurora, EBEs 4A, AB e 4C e remanescentes da Etapa 1, a previsão é de que sejam licitados neste ano.

A obra iniciou em 2018 e tinha conclusão prevista para agosto de 2020. A construção inclui a execução de 12.549 metros de redes coletoras nas bacias 1, 2, 3 e 4, além de 577 ramais prediais, estações de bombeamento, linhas de recalque, Estação de Tratamento de Esgoto, com vazão de cinco litros por segundo, e emissário final de Sistema de Esgotamento Sanitário. Com a finalização do projeto, Aceguá será um dos poucos municípios do Brasil que terá 100% das residências com rede de esgoto.

O projeto binacional deve beneficiar cerca de 1,2 mil residentes da zona urbana do município de Aceguá, no lado brasileiro. O empreendimento tem um aporte total de 5,7 milhões de dólares, oriundos do Focem. O restante (1,9 milhão de dólares) é custeado em contrapartida pela Corsan e Obras Sanitárias del Estado (OSE). No lado uruguaio, a obra iniciou em agosto de 2017 e já foi concluída.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br