MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Proposta que destina parte do ITR ao Fundestradas avança na Câmara

Em 08/05/2021 às 17:15h

por Redação JM

Proposta que destina parte do ITR ao Fundestradas avança na Câmara | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Mudança na legislação foi proposta por Cleber Carvalho / Foto: Aline Sabedra

O projeto de lei que destina 50% do valor arrecadado com o Imposto Territorial Rural (ITR) para o Fundo Municipal de Apoio às Estradas Rurais do Município de Bagé (Fundestradas), proposto pelo vereador Cléber Carvalho, do Progressistas, recebeu parecer favorável das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ) e de Orçamento, Finanças e Contas (CFO). Os pareceres serão votados na segunda-feira. Se foram aprovados, em plenário, a matéria pode ser votada, em caráter conclusivo, na semana seguinte.

A destinação dos recursos estava prevista na redação original da lei que criou o Fundestradas, em 2017, por proposição do vereador Antenor Teixeira, também do Progressistas. Carvalho argumenta que a alteração na legislação tem aval do prefeito Divaldo Lara, do PTB.

O ITR é um tributo federal, cobrado anualmente das propriedades rurais. Precisa ser pago pelo proprietário da terra, pelo titular do domínio útil ou pelo possuidor a qualquer título. Uma parte do dinheiro arrecadado fica com o governo federal. A outra parte vai para as prefeituras dos municípios onde as fazendas se localizam. No ano passado, de acordo com a Controladoria-Geral da União (CGU), Bagé recebeu R$ 2.674.697,25 por conta do ITR.

Vinculado à Secretaria da Fazenda, o Fundestradas pode custear a aquisição de materiais para recuperação e manutenção das estradas municipais, além da contratação de empresa terceirizada para realização dos serviços. Atualmente, as receitas do fundo são compostas por auxílios e subvenções específicas, concedidas por órgãos ou entidades federais e estaduais; recursos recebidos de entidades, ONGs internacionais, pessoas físicas e jurídicas, em doação; além de valores oriundos de emendas parlamentares.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br