MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Estado

Novo modelo de monitoramento da pandemia atribui aos prefeitos protocolos referentes aos setores da economia

Em 14/05/2021 às 18:12h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Novo modelo de monitoramento da pandemia atribui aos prefeitos protocolos referentes aos setores da economia | Estado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Reprodução /JM

Na tarde de sexta-feira, o governador Eduardo Leite, do PSDB, apresentou o novo sistema de monitoramento do modelo do Distanciamento Controlado, dividido em três etapas. O novo sistema é simplificado e permite aumentar a participação das regiões Covid-19 na definição dos protocolos a serem adotados. O modelo entra em vigor a partir da 0h de domingo.

A partir da adoção do novo sistema, o Estado não será mais responsável por definir os protocolos para atividades econômicas e sociais, que agora passarão a ser definidas pela gestão municipal. O governo estadual fica responsável, apenas, pela fiscalização dos protocolos gerais.

Desta forma, também cai o uso de bandeiras para classificar o nível de risco de cada região, após sofrer críticas e ataques de setores da economia.

 

Modelo dos 3ªA’s
O atual modelo se diferencia do anterior pela extinção dos 11 indicadores que apontavam o grau de risco em cada região. Com o modelo dos 3ªA’s, o monitoramento será realizado através de mortes, novos casos e ocupação de leitos hospitalares.

O monitoramento será realizado pela equipe técnica do Governo Estadual, responsável por analisar permanentemente o quadro da pandemia. Os indicadores acompanhados não serão pré-fixados, o que permite ampliar a gama de informações, para identificar novas tendências de crescimento. Isso reflete a evolução do conhecimento científico sobre a própria pandemia, que é dinâmico.

A partir da observação dos dados diários, entra em vigor o modelo dos 3ªA’s, que irá averiguar potenciais tendências de crescimento dos números e aplicar os protocolos previstos, referentes à cada nível do regramento.
O primeiro é o Aviso, aplicado quando é detectada uma tendência, o Grupo de Trabalho (GT) Saúde emite um aviso para o respectivo comitê técnico regional. Quando detecta outras situações, como reduzido ritmo da vacinação ou registro instável de dados, o GT Saúde também emite um aviso. Quando recebe um aviso, a região deverá redobrar sua atenção para o quadro da pandemia, sendo opcional adotar novas medidas.

A segunda ferramenta é o Alerta, cuja emissão é orientada pelo GT Saúde, simultaneamente, o Gabinete de Crise e a região. Se Gabinete de Crise decide não emitir o alerta, a região segue em monitoramento até a próxima reunião do GT Saúde. Se o Gabinete de Crise emite o alerta, parte-se para a necessidade de ação.

A Ação é a terceira ferramenta, quando emitido o alerta, a região terá 48 horas para responder sobre o quadro regional da pandemia e apresentar um plano de ação a ser adotado. Se Gabinete de Crise considerar adequada a resposta da região, a proposta é imediatamente aplicada e divulgada no site do município. Se o Gabinete de Crise não considerar adequada a resposta, o Governo Estadual poderá estipular ações adicionais a serem seguidas na região em situação de alerta.

Todas as informações do monitoramento e atualizações – através de boletins diários, regionais, painel de casos e mapas de leitos, registro de óbitos e vacinação - serão disponibilizadas em site específico: sistema3as.rs.gov.br.

 

Protocolos variáveis para regiões
Os protocolos gerais obrigatórios e protocolos de atividades obrigatórias são definidos pelo Governo Estadual – são aqueles referentes à segurança, distanciamento, uso de EPI’s e cuidados com atendimento ao público.

Já os protocolos de atividades variáveis podem ser responsabilidade tanto do Estado quanto da região covid, com aplicação somente na região mencionada. Ou seja, os municípios de uma determinada região poderão adotar seus próprios protocolos de atividade variáveis desde que respeitem os protocolos gerais obrigatórios e os protocolos de atividade obrigatórios definidos pelo Governo Estadual.

Além disso, devem informar ao comitê técnico regional responsável por acompanhar a pandemia, que manterá contato constante com a equipe técnica do Governo Estadual. A adoção dos protocolos específicos para a região deve ter a aprovação de, no mínimo, dois terços dos municípios da região a que pertencem. Inclusive, os protocolos devem ser fiscalizados a partir da elaboração de um Plano de Fiscalização, que deve ser disponibilizado no website do município.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br