MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Desenvolvimento regional sustentável é destaque no 2º Fórum Sustentabilidade Ambiental no Pampa

Em 05/06/2021 às 08:18h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Desenvolvimento regional sustentável é destaque no 2º Fórum Sustentabilidade Ambiental no Pampa | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Anabela detalhou projeto elaborado ao longo da pandemia |Foto: Divulgação

Promovido pela Urcamp, dentro do programação da Semana do Meio Ambiente, o 2º Fórum Online de Sustentabilidade Ambiental trouxe ao debate uma série de assuntos com uma abordagem em comum: o desenvolvimento regional sustentável. Os temas, de maneiras distintas, se interligaram, todos reforçando a importância do bioma pampa e sua extensa diversidade de espécies. 

A tônica do evento - desenvolvimento sustentável - foi abordado logo na primeira fala do Fórum. Na abertura, a pró-reitora de Ensino da Urcamp, professora Virgínia Dreux, destacou a necessidade de novos saberes e de debater as questões ambientais para alavancar o desenvolvimento regional. A primeira palestra destacou o Observatório de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho, em funcionamento através de um grupo de estudos, ministrado pela professora da Urcamp, Dra Elisabeth Drumm. A atividade apontou que foco é trabalhar, de forma integrada, temas voltados para tecnologias sociais, inovação e desenvolvimento regional, numa troca de informações que promovam ações dentro de uma área que abrange o nosso território geográfico, entre Campanha e Fronteira Oeste do Estado.  Ela justifica que o Observatório fomenta o Desenvolvimento Sustentável, envolvendo atores da região e sociedade organizada.

O objetivo é analisar dados, informações, índices e conhecimentos científicos e tecnológicos necessários para o planejamento e a tomada de decisões, seja em âmbito público ou privado, orientados pra o desenvolvimento da região do Pampa Gaúcho. Além disso, a Consulta Popular do Governo Estadual é um dos mecanismos utilizados com a participação da sociedade na busca da construção social. “Discutir o desenvolvimento sustentável é a possibilidade de abrir portas para a construção de políticas públicas ambientais, econômicas, culturais e sociais. O desenvolvimento é complexo e depende da construção social. Assim, o Fórum ocupa um espaço importante de debate e de socialização de conhecimentos. Só assim, seremos capazes de alterar as práticas sociais”, pontua.

A extensionista da Emater, Carmem Cáceres, foi a segunda a palestrar e direcionou sua fala ao setor produtivo da região, com base nas agroindústrias familiares rurais. Trabalho promovido pela Emater em parceria com as Instituições de Enino Superior da região e os municípios do entorno. Um dos exemplos utilizados por ela foi o trabalho que vem sendo desenvolvido em Hulha Negra através do fomento do gado leiteiro, gado de corte, fruticultura e diversificação da produção, olericultura, trigo e arroz. O destaque ficou em torno do agricultor familiar.

Em sequência, a programação continuou com as doutoras Rosa Lia Barbieri e Marene Marchi. De maneira integrada, as pesquisadoras mostraram a exuberância de espécies de gramíneas existentes no Bioma Pampa. Através de um vídeo, levaram os participantes do Fórum ao campo nativo, onde identificaram espécies da nossa vegetação e até ensinaram um arranjo para casa com ramos e plantas distribuídas pelo nosso território gaúcho. “É preciso observar o campo com um olhar mais atento para entender e conhecer o que temos perto da gente”, mencionou  Marene. Inclusive, as duas pesquisadoras presentearam a Urcamp com uma caixa de livros sobre o Bioma Pampa.

A coordenadora do curso de Gestão Ambiental da Urcamp, professora Pós-doutora Anabela Silveira de Oliveira Deble, expôs uma ampla apresentação do trabalho que virou o projeto “Biota Pampeana: Diversidade, Conservação e Sustentabilidade - virtualização do conhecimento”. O trabalho, que aconteceu em meio à pandemia, constituiu na coleta, documentação e catalogação de espécies nativas, um estudo em conjunto que envolveu professores e acadêmicos. Este material também resultou num site onde estão registrados todos os resultados da pesquisa. "A responsabilidade ambiental que fortalece as bases para a cultura e valorização de produtos regionais e qualidade Ambiental, bem como o estabelecimento de debates sobre os impactos que a região sofre com a exploração dos recursos naturais", disse.

O Fórum ainda teve, na parte da tarde, painéis abordando exemplos de desenvolvimento sustentável a partir de experiências locais. Um deles teve a produtora rural Vera Colares, tratando sobre     “A sustentabilidade e o futuro da humanidade”, representando a Associação para Grandeza e União de Palmas (Agrupa) e UPP Camaquã. Na sequência, as empresárias Silvana Carvalho e Clori Peruzzo trataram sobre “O turismo no Pampa gaúcho, apontando que o setor pode ser um fortalecedor do desenvolvimento regional. Logo após, o engenheiro agrônomo Marcelo Fett Pinto, representando a Estâncias Gaúchas/VERT, expôs o case “Couro gaúcho e o mundo da moda sustentável.

O 2º Fórum Sustentabilidade Ambiental no Pampa integrou a Semana do Meio Ambiente de Bagé, organizada pela  Semapa, Urcamp, Condema, Ifsul, Unipampa e Unideau. A ideia do evento é reunir conhecimento para direcionar boas práticas na relação entre o setor produtivo e o desenvolvimento sustentável no Pampa, com intuito de valorizar a economia local e regional.  A promoção foi dos cursos de Ciências Biológicas e Gestão Ambiental da Urcamp em parceria com algumas entidades, como: Agrupa UPP Camaquã, Apatur e Estâncias Gaúchas.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br