MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Associação lança sistema que integra registro e melhoramento

Em 08/06/2021 às 00:35h

por Redação JM

Associação lança sistema que integra registro e melhoramento | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Plataforma conta com mais de 2,5 milhões de informações | Foto: Letícia Szczesny/EspecialJM

Registrar animais de raça e acessar dados referentes ao melhoramento genético dos rebanhos ficará mais fácil a partir de junho de 2021. A Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) lançará, neste mês, uma nova plataforma dedicada aos registros genealógicos. O Origen integra a base de dados de genealogia da ANC e do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) e conta com mais de 2,5 milhões de informações. O sistema, conforme divulgado, trará agilidade à vida de criadores e técnicos, que terão disponível em uma única interface todas as informações sobre temporada de monta, comunicados de cobertura, registros de nascimento, diagnósticos de gestação, transferências de propriedade, comunicados de inspeção, aquisição de sêmen e outros.

Segundo o presidente da ANC, Ignacio Tellechea, o novo sistema consolida um processo iniciado há cinco anos, quando assumiu a entidade. “Quando chegamos na ANC, nos comprometemos a trazer a entidade para novos tempos. E o Origen é fruto desse trabalho que exigiu tempo e dedicação, mas que chega para colocar a associação e o próprio Promebo em um novo patamar”, pontua o criador.

Por meio da ferramenta, estarão disponíveis aos criadores relatórios gerenciais, como o diagnóstico de gestação que gera a taxa de desmame do rebanho a partir dos números de machos e fêmeas nascidos na propriedade. Outro ponto interessante é o formulário técnico enviado aos laboratórios de DNA. Antes os criadores precisavam preencher os dados de nascimento duas vezes, uma para a ANC e outra para o laboratório. Com o novo sistema, esse formulário será preenchido automaticamente, evitando retrabalho. “Uma das principais vantagens desse processo sistemático é a autonomia dos criadores para fazer correções, que antes precisavam ser enviadas por e-mail à ANC e, agora, poderão ser feitas direto no Origen, sendo aprovadas pela equipe da entidade”, explica a superintendente da ANC, Silvia Freitas.

O pesquisador e chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, de Bagé, Fernando Cardoso, pontua que esse foi um dos principais desafios da interface. A plataforma trará resultados mais precisos sobre a filiação de cada animal, colocando informação de fácil acesso na palma da mão dos criadores. "Uma vez feita essa integração, as alterações realizadas no registro são refletidas automaticamente no Promebo. Isso trará maior qualidade e consistência nos dados e também facilitará a inclusão de outros processos, como, por exemplo, tanto na informação genômica para verificação de paternidade quanto para aprimorar a avaliação genética com uso dos marcadores moleculares”, destaca.

A Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) é a entidade de registro genealógico cartorial mais antiga do Brasil, responsável pelo arquivo zootécnico nacional de raças de origem europeia e seus cruzamentos. Atualmente, 33 raças bovinas e três equinas integram o banco de dados da entidade. Com sede em Pelotas, a ANC tem atuação nacional e atende criadores de Norte a Sul do país e também é responsável pelo Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo), um dos mais antigos programas desse segmento no Brasil. Com tecnologia e ferramentas seguras, o Promebo promove o melhoramento genético de rebanhos selecionados de qualquer raça de corte, visando a produção de carne de qualidade.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
Preço do milho opera abaixo de R$ 90 a saca Há 8 horas
Indicador da soja cai quase 12% Há 8 horas
Sumário de Touros ganha versão digital Há 8 horas
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 999719480

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br