MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bagé concluirá vacinação da Coronavac e iniciará imunização do Ensino Superior neste sábado

Prefeito ainda anunciou testagem para verificar eficácia após segunda dose

Em 19/06/2021 às 07:30h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Bagé concluirá vacinação da Coronavac e iniciará imunização do Ensino Superior neste sábado | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Felipe Valduga

Após quase 80 dias de espera para completar a imunização com a segunda dose de Coronavac, os bajeenses devem receber a aplicação neste sábado, dia 19, com a chegada de nova remessa. Contudo, muitas dúvidas foram geradas acerca da eficácia da vacina, já que o prazo de até 28 dias para aplicação da segunda dose não foi respeitado em consequência do atraso de encaminhamento de novas doses pelo Governo Federal.

Neste sentido, a Prefeitura de Bagé anunciou, na manhã de sexta-feira, que irá realizar a testagem de 50 pessoas que receberam a aplicação da primeira dose da vacina e repetir a testagem 30 dias após a aplicação da segunda dose. A intenção, segundo o prefeito, Divaldo Lara, é avaliar a carga de proteção imunológica dos cidadãos. A testagem será aplicada em cerca de 3,5% deste público específico.

A metodologia da testagem, que será realizada em parceria com os laboratórios Bioanálise e Diagnóstico Brasil, este último um dos maiores laboratórios de apoio do país, que realiza mais de 15 milhões de exames/mês, foi explicada pelo vice-prefeito, Mário Mena. Com a chegada de uma nova remessa de doses da coronavac, na tarde de ontem, entre 1,5 mil e 1,8 mil pessoas que aguardavam a segunda dose da vacina, terão aplicação realizada hoje, no ginásio São Pedro. No local, serão selecionados 50 voluntários para participar da testagem. "Neste momento em que as dúvidas existem, queremos amenizar algumas delas através dessa atitude", afirmou.

Representantes do laboratório estarão no local para realizar, primeiramente, um teste rápido nos voluntários – já que os selecionados não podem já ter contraído o vírus antes. Em seguida, é realizada a testagem de anticorpos neutralizantes. O teste será repetido nos mesmos voluntários após 30 dias e os resultados serão divulgados pela Prefeitura após a finalização da testagem.

Proprietário do laboratório, o bioquímico, Aid Shamaa explicou que o teste é novo, moderno, aprovado tanto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, quanto pelos órgãos de vigilância dos Estados Unidos. “A parceria está disponibilizando o que tem de mais moderno no mundo para saber se as pessoas estão protegidas”, destacou.

O teste de anticorpos neutralizantes é feito da seguinte forma: uma parte da proteína da espícula do vírus, que ele usa para entrar na célula humana, é colocada em contato com o pedaço da célula que ele pode infectar e o soro do paciente. Se o paciente em questão tiver desenvolvido o anticorpo neutralizante, o pedaço do vírus não se liga ao pedaço da célula.

Além disso, o prefeito anunciou que o mesmo teste deve ser aplicado, posteriormente, em pacientes que receberam outros imunizantes para testar a carga imunizante obtida com cada vacina disponibilizada pelo governo.

Ampliação do cronograma vacinal

Após a chegada de mais de duas mil doses da Pfizer e duas mil da Coronavac, o cronograma de vacinação atende, hoje, das 8h às 17h, no ginásio da escola São Pedro, a aplicação da segunda dose da Coronavac. Já no saguão da escola, com entrada pela Avenida Santa Tecla, os trabalhadores do Ensino Superior recebem a primeira dose de imunização com vacina da Pfizer.

Secretário de Saúde Adjunto, Dr. Ricardo Necchi informou que não há necessidade de chegar durante a madrugada para garantir lugar na fila e, consequentemente, a aplicação da dose, já que a remessa de Coronavac tem dose suficiente para todos.

Já na segunda-feira, será retomada a aplicação de primeira dose em pessoas acima de 45 anos, inicia a aplicação de doses em trabalhadores das empresas de transporte coletivo privado e Forças Armadas a partir dos 25 anos, além da aplicação de segunda dose de Astrazeneca para cerca de 1,7 mil pessoas.

Além disso, Mena adiantou que após avaliação do estoque, durante a semana, há possibilidade de diminuir a idade vacinal abaixo de 45 anos. Mas a data será informada.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br