MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Hamm destina emenda para Museu da Lã em Bagé

Em 19/06/2021 às 07:10h

por Redação JM

Hamm destina emenda para Museu da Lã em Bagé | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Acompanhado pelo vereador Omar Ghani, deputado entregou ofício à Apatur / Foto: Divulgação

O deputado federal Afonso Hamm, do Progressistas, esteve no Arquivo Público de Bagé, para oficializar, junto às integrantes da Associação do Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur), a indicação de emenda parlamentar para o “Museu da Lã”, que será instalado no antigo prédio da Cobagelã. O montante de R$ 200 mil, indicado no Orçamento Geral da União de 2021, será destinado para aquisição do elevador do Museu.

Hamm, que estava acompanhado do vereador progressista Omar Ghani, entregou o ofício da emenda à presidente da Apatur, Clori Peruzzo, a vice-presidente, Vorgia Obino, a assessora de projetos, Eliane Pacheco, as integrantes Clara Vaz e Vera Collares. Também estavam presentes a Secretaria de Cultura e Turismo, Silvana Carvalho e a presidente da Associação dos Amigos do Arquivo Público Municipal Tarciso Taborda, Elida Hernandes Garcia.

O Museu da Lã, conforme a assessora de projetos, tem como objetivo preservar e salvaguardar os saberes e fazeres da lã de ovelha como fonte de conhecimento tradicional e de referência cultural do patrimônio do Rio Grande do Sul.

Atração Turística

Hamm, que é autor da lei que cria a política nacional da ovinocaprinocultura, destaca a importância desse projeto que visa valorizar a produção da lã, o artesanato e toda a cadeia produtiva, além de movimentar o turismo regional. “O apoio ao projeto além de valorizar esse importante setor também é para resgatar a memória da Cobagelã, que funcionou no prédio que será instalado o Museu da Lã, local que tenho orgulho de ter trabalhado como engenheiro agrônomo”, recorda.

Clori agradece a parceria do deputado com esse importante projeto cultural, artesanal e turístico. A presidente relata que o Museu será constituído pelos Centros de Referência em Artesanato Lãs do RS, envolvendo principalmente os municípios de Bagé, Aceguá, Candiota, Hulha Negra, Pinheiro Machado, Dom Pedrito e Piratini. E terá o programa Rota da Lã que também vai inserir outros municípios da região da fronteira.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br