MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Prefeitura não atribui manutenção do Alerta aos índices do município

Em 19/06/2021 às 12:05h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Prefeitura não atribui manutenção do Alerta aos índices do município | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Gestão aponta vacinação acima da média do Estado | Foto: Audrin Quadros/Especial JM

Nesta semana, o Governo do Estado manteve o status de Alerta para a região 22, que inclui Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul. Mesmo após entrar com as ações previstas no plano elaborado pelos municípios, a região manteve índices relativos ao Alerta, por decisão do Gabinete de Crise do Governo do Estado.

Segundo o GT Saúde, a continuidade do Alerta se deu “em razão do diagnóstico de tendência grave de piora na situação epidemiológica ou outra situação grave que demande especial atenção no âmbito da Região citada”.

Desta forma, o Estado orientou que as medidas já implementadas devem ser melhor aprofundadas e com maiores detalhamentos nas ações. “Sugerimos que a Região permaneça sendo acompanhada em todos os seus indicadores e com a maior periodicidade possível (diário), devendo ainda acompanhar se as suas ações estão sendo efetivas”.

Além disso, o Gabinete de Crise solicitou que, assim que revisada ou sempre que atualizada, o Plano de Ação seja remetido para a contínua avaliação

O relatório do GT Saúde aponta que entre os principais responsáveis pelo agravamento da situação, estão os leitos clínicos. Segundo o levantamento do Estado, ao longo da semana anterior à decisão, a região apresentou um aumento de 6,9% internados em leitos clínicos, entre suspeitos e confirmados, o que representa uma variação de quatro pacientes.

Já em relação ao percentual de vacinação, a região apresenta uma das menores proporções da população vacinada com 2ª dose no Estado entre as 21 regiões Covid-19.

Dados atualizados

Com atualização diária, o boletim regional, emitido pela Secretaria de Saúde do Estado,  aponta que 15.263 casos foram confirmados na região e 377 óbitos, enquanto a taxa de ocupação de UTI - que baixou de 77,1% na última quarta-feira, para 68,6% na sexta, além da taxa de mortalidade de 200,2 óbitos a cada 100 mil habitantes.

Até sexta-feira, a variação semanal da média móvel de casos era de -14%, média inferior ao índice apresentado na quarta-feira, de -29,2%. Atualmente, a incidência de casos de contaminação, a cada 100 mil habitantes, é de 332,4 – média bem superior à registrada no Estado, de 267,0.

Em relação à população vacinada, o relatório aponta que a região está em 15º em relação ao número de aplicações de primeira dose – com 33,9%. Já em relação à segunda dose, os municípios da região caem para penúltima colocação, com 11,1%¨de aplicações.

Segundo a nota oficial emitida pela Prefeitura de Bagé, os dados que ocasionaram a manutenção do status de Alerta não diz respeito ao município, especificamente, já que Bagé teria apresentado queda no número de internados tanto em UTI como em leitos clínicos.

Além disso, o município também ressaltou que os dados referentes à vacina são superiores, se considerados apenas os dados do município que, segundo a gestão, conta com cobertura vacinal de cerca de 37% da população, índice superior à média do Estado (que é de 35%).

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br