MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Assembleia aprova projeto que insere região na Rota dos Butiazais

Em 24/06/2021 às 08:15h

por Redação JM

Assembleia aprova projeto que insere região na Rota dos Butiazais | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Rota abrange municípios de Candiota e Hulha Negra / Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei que inclui as cidades de Candiota e Hulha Negra na Rota dos Butiazais do Estado do Rio Grande do Sul. Proposta pelo deputado Eduardo Loureiro, do PDT, a legislação agora aguarda a sanção do governador Eduardo Leite, do PSDB. Proposição semelhante incluiu cidades da Campanha gaúcha na Rota das Oliveiras, que já atrai turistas.

Árvore da espécie das palmeiras, o butiá vem se destacando cada vez mais na gastronomia e no artesanato. Loureiro destaca que a rota será criada para ampliar iniciativas já desenvolvidas por municípios e instituições, de preservação. “A proposta surgiu no ambiente acadêmico, nas pesquisas da Embrapa Clima Temperado que objetivam conectar pessoas para a conservação e uso sustentável dos butiazais no Brasil”, destaca.

A iniciativa também valoriza ações desenvolvidas em diversos municípios gaúchos, a partir do butiá, como passeios guiados em plantações ou festas típicas onde a fruta é a atração principal de comidas, bebidas e diversos artesanatos e utensílios. “A rota busca fortalecer o turismo regional sustentável e ampliar a produção como fonte de renda e geração de emprego”, aponta.

A rota vai abranger, também, os municípios de Alegrete, Arambaré, Arroio Grande, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Butiá, Camaquã, Canguçu, Caxias do Sul, Charqueadas, Encruzilhada do Sul, Erechim, Giruá, Morro Redondo, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Passo Fundo, Porto Alegre, Quaraí, Santa Vitoria do Palmar, Pelotas, Pinhal da Serra, Piratini, Rio Grande, Santa Maria, Santana do Livramento, Tapes, Torres, Vacaria e Viamão.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br