MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Secretário acompanha produção do Curtume Bagé e destaca importância do setor

Em 26/06/2021 às 06:45h

por Redação JM

Secretário acompanha produção do Curtume Bagé e destaca importância do setor | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Indústria tem capacidade para tratar até 2 mil couros por dia | Foto: Suélen Delabary

 

Na última terça-feira (22), o secretário do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Bayard Paschoa Pereira, visitou as instalações do Curtume Bagé, acompanhado da chefe de gabinete, Aline Chaves, e dos assessores especiais da Secretaria, José Elimar Castro e Suélen Delabari. O local está em atividade há mais de 30 anos, sendo  administrado, há mais de 20, pelo grupo Bom Retiro.

O encontro, segundo divulgado, faz parte de um roteiro de visitas realizadas pelo secretário nas principais exportadoras localizadas na cidade. De acordo com Bayard, a empresa possui uma atuação altamente expressiva quer do ponto de vista econômico como social e com grande potencial de expansão. A indústria desenvolve suas atividades com o material de abate de todos os frigoríficos de Bagé e região, além de importar matéria-prima do Uruguai e Argentina, atuando em sua capacidade máxima de tratar até 2 mil couros por dia. “Nossas visitas acontecem para prestigiarmos e valorizarmos as empresas e os empreendedores, construtores da riqueza da nossa terra. Aqui podemos perceber a importância da indústria, tanto por levar o nome de Bagé para o mundo, com produtos reconhecidos internacionalmente, como pela geração de 120 empregos diretos, com grande potencial de agregação de mais valor ao couro beneficiado e com isso, consequentemente, aumentarmos ainda mais o volume de empregos na região", diz o secretário.

A visita foi guiada pelo gerente da unidade, Adriano Lang, representando o diretor Gilmar Harth, e um antigo funcionário e filho de um dos precursores da indústria na cidade, Olavo Brasil. O gerente comentou a relevância da localização estratégica da estrutura para o desenvolvimento das atividades da indústria. “O processamento do material bruto até o wet-blue é realizado na unidade de Bagé, já as fases de semi acabado e acabado são realizadas na matriz em Roca Sales e em outra unidade do grupo em Muçum. Atualmente, só existem quatro curtumes no padrão deste no Estado. Também é importante ressaltar que o Rio Grande do Sul é um dos únicos estados que consegue concluir todo o ciclo de acabamento do couro”, explica Lang.

Exportação e responsabilidade ambiental

As peças produzidas na cidade são exportadas para todo o mundo, no estado wet-blue, e também vendido no mercado interno para curtumes acabadores, que por sua vez, exportam o couro e também vendem para fábricas de calçados, móveis e vestuários do país. Já no mercado exterior o gerente conta que o principal destino são Hong Kong, China, Estados Unidos e Itália. Além do couro, outros sub-produtos também são extraídos como a raspa, gelatina e colágeno.

Bayard verificou também o investimento da empresa em tecnologia para o baixo impacto ambiental do processamento dos resíduos, que são transportados para descarte apropriado, em Novo Hamburgo. A empresa possui ainda um selo ouro internacional da organização Leather Working Group (LWG), referência máxima no segmento de boas práticas ambientais. O selo leva em consideração a rastreabilidade de sua matéria prima, o sistema de gestão ambiental, a gestão de resíduos, o consumo de água e energia, tratamento de efluentes promovendo o reuso da água, a preocupação com substâncias restritas, respeitando assim as leis nacionais e internacionais vigentes.

O prefeito Divaldo Lara, destaca que o governo municipal através da SDI, vem mantendo intenso calendário de visitas às empresas locais, colocando as estruturas da Administração Municipal em apoio à manutenção de suas atividades, nesse período em que a economia está fortemente impactada pela pandemia do corona vírus.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br