MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Tiago Pasini assume função de analista de desempenho no Guarany

Em 01/07/2021 às 13:30h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Tiago Pasini assume função de analista de desempenho no Guarany | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Profissional já exerceu outros cargos no alvirrubro - Foto: Arquivo Pessoal

Coletar dados e apontar um diagnóstico mais preciso para o comportamento da equipe em campo é um trabalho que passa a se tornar realidade a cada dia no futebol. Tal função é a de analista de desempenho, cujo papel será exercido, no Guarany, por Tiago Pasini. Indicado pelo técnico Rinaldo Lopes Costa (Badico), Pasini teve suas origens na área da Educação Física e, agora, parte para um novo desafio, a partir desta segunda-feira, quando o alvirrubro abre os trabalhos, visando a Divisão de Acesso.

O trabalho como analista de desempenho é algo já comum nos grandes clubes do futebol brasileiro. No interior, já há um processo de mudança cultural de entender o quanto ter um profissional na equipe contribui para a melhora dos resultados em campo. “Faz muita diferença, pois o analista faz todo o estudo do treino e do jogo, analisando as equipes adversárias e a própria equipe, verificando suas características individuais, coletivas, potencialidades e déficits. Analisa de forma quantitativa (passes, chutes etc) e qualitiva (transições defensivas e ofensivas). Clubes da série A utilizam a análise de desempenho para a prospecção e contratação de atletas”, explica.

O ambiente do Estrela D’alva não é novidade para Pasini. Após iniciar como técnico de futsal no Sesc/Bagé, rumou para o alvirrubro, onde exerceu diversas funções: preparador de goleiros; técnico da sub-17, sub-13 e sub-15; preparador físico e recuperação física. No currículo, também atuou como analista de desempenho no Bagé, no segundo semestre de 2019, justamente com Badico. Já houve propostas de outros clubes, mas devido a atuação no magistério, optou por ficar na cidade.  

Para aceitar o trabalho no Guarany, nesta temporada, Pasini levou em conta o planejamento que foi exposto pela diretoria, bem como os atletas e nomes escolhidos para a comissão técnica. “Badico foi o responsável por acrescentar em sua comissão técnica o analista de desempenho, o primeiro técnico a trazer esse profissional no futebol bajeense. Juntos, podemos desenvolver um grande trabalho de forma otimizada, eficiente e eficaz, pois a competição será de jogos decididos no detalhe devido a qualidade das equipes que disputarão. Logo, colher os frutos do trabalho e recolocar o Guarany na série A e almejar competições a níveis nacionais”, finaliza.

Atualização

Até o final da tarde desta quarta-feira (30), o Guarany tinha anunciado 24 jogadores: Jeferson e João Vítor (goleiros); Diego Rocha, Raul, Dionatan e Diego Macedo (zagueiros); Raphinha, Murilo Xavier, Dênis, Roger Bastos e Jaime (laterais); Robert, Bruno Bêra, Cristiano e Marquinhos Schimidt (volantes); Diego Torres e Maurício (meias); Wallan Luan, Welder, Andrei, Márcio Telê, Jorginho, Giovani Rosa e Felipe Firmino (atacantes). Também irão compor o elenco outros quatro atletas da base, cujos nomes não foram divulgados. Ainda resta um goleiro a ser contratado.

Da comissão técnica, Badico (treinador); Renato Martins (auxiliar técnico), Manoel Lilles, o Canela (preparador físico); Carlos Garcia, o Passarinho (preparador de goleiros); Eduardo Rocha, o Mala (massagista); Fabrício Brum (logística) e Tiago Pasini (analista de desempenho).

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br