MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

A mídia e a construção do imaginário social

Em 24/06/2021 às 00:49h

por Redação JM

A mídia e a construção do imaginário social | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Imagem: Reprodução /Marcelo David Pereira

por Antônio Luís Hoesel Nogueira

Acadêmico de História da Urcamp

      

A Terceira Revolução Industrial (também chamada de Revolução Técnico-Científica-Informacional), ocorrida em meados dos anos de 1950, foi decisiva para que o mundo tenha passado por um gigantesco processo de globalização. Segundo os autores João Gonçalves e Karina Lopes, este processo teve como principal papel conectar o mundo inteiro em uma gigantesca teia de informações e produtos de mídia (filmes, séries, programas de TV e bandas); exportando assim, a cultura ocidental e, principalmente, a norte-americana para os mais diversos lugares do mundo. Responsável por promover este processo, a mídia teve seu importante papel no decorrer da construção destes fatos e, tornou o imaginário social algo totalmente influenciado por ela.

Com a explosão da internet nas últimas duas décadas, cada vez mais a mídia vem sendo digitalizada e, assim, chegando aos aparelhos de pessoas cada vez mais jovens. Sendo extremamente influenciáveis, os adolescentes e as crianças são peças-chaves para a popularização de conceitos que a própria mídia deseja espalhar. Sendo estes conceitos absorvidos pelo intelecto destas crianças e adolescentes, os pais também terão contato com estas ideias/ideologias e, poderão ser influenciados a acreditar nas mesmas.

A construção do imaginário coletivo sempre está relacionada com o que as pessoas consomem em seu dia a dia. Isto dá a algumas mídias um poder de controle de massa, como se fosse um “grande líder populista”, responsável por inserir na vida das pessoas tudo aquilo o que ele pensa e concorda. Por isso, é necessário filtrar muito bem tudo o que se assiste e acompanha, principalmente nas redes sociais, onde há uma gigantesca propagação de idéias.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br