MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Prova de Avaliação a Campo 2021/2022 reúne 36 reprodutores Hereford e Braford

Realizado nos campos da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé, prova conta com a participação de 16 criatórios

Em 02/07/2021 às 06:15h

por Redação JM

Prova de Avaliação a Campo 2021/2022 reúne 36 reprodutores Hereford e Braford | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Ana Virgínia Guterres

Iniciou, em Bagé, mais uma edição da Prova de Avaliação a Campo (PAC) das raças Hereford e Braford, uma parceria entre a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e o Polo de Excelência Genética para raças Taurinas (PoloGen), da Embrapa Pecuária Sul. Considerada a Fórmula 1 em ganho de peso dos animais, a Prova conta este ano com 36 reprodutores, sendo 15 da raça Hereford e 21 da raça Braford, oriundos de 16 criatórios, de 12 municípios do Rio Grande do Sul.

Na última terça-feira, dia 22 de junho, os exemplares passaram pela admissão, pesagem inicial e manejo sanitário. “Ficamos muito contentes com o início de mais uma PAC, essa importante prova realizada em parceria com a ABHB. Este ano tivemos um excelente número de animais inscritos, o que demonstra o grande interesse dos criadores nas provas”, destacou o coordenador da PAC pela Embrapa, Roberto Collares.

A prova avalia diferentes quesitos, como ganho de peso diário, ganho de peso total, morfologia, área de olho de lombo, gordura subcutânea, área escrotal entre outros. Já a Prova de Eficiência Alimentar (PEA) ocorre cerca de 45 dias após o término da PAC, quando os animais são deslocados para uma área controlada, com cochos automatizados, que controlam tanto a entrada e saída de cada animal, como o consumo por ele realizado. Este ano a prova terá o acompanhamento do inspetor técnico credenciado pela ABHB, José Antônio Correa Filho, que realizou a primeira visita nos campos da Embrapa na segunda-feira, dia 28 de junho.

Conforme explica o gerente de Operações e da Carne Hereford, Felipe Azambuja, a prova busca identificar animais geneticamente superiores para a produção de carne. “Além de ser uma excelente ferramenta para o melhoramento genético dos rebanhos, a PAC também é de grande importância para a pecuária de corte, pois a genética desses reprodutores superiores resultará em carne de alta qualidade”, frisa.

Outro ponto importante para os animais participantes das provas é a valorização em remates e nas centrais de coleta de sêmen. “Os animais avaliados tem um excelente reconhecimento do mercado e são mais valorizados. Ao longo dos anos vários exemplares foram contratados por centrais, o que ajuda a disseminar essa genética para um número maior de produtores”, destacou Azambuja.

Usuários do PampaPlus apostam nas provas

Um dos destaques da edição 2021/2022 da PAC é a adesão dos usuários do Programa de Avaliação Genética PampaPlus. Este ano a prova totalizou 31 reprodutores avaliados no programa. Conforme a superintendente de Registros e Coordenadora do PampaPlus pela ABHB, Natacha Lüttjohann, os criadores estão apostando cada vez mais no melhoramento genético das raças. “A cada ano os produtores têm percebido a importância de ter em seus rebanhos animais melhoradores, e isso comprova-se na grande procura pelo programa PampaPlus e também nas provas de desempenho como a PAC e a PEA”

Para participar da prova os reprodutores são selecionados entre os Top 40% melhores da avaliação genética à desmame de um dos três programas de avaliação genética homologados pela ABHB: PampaPlus, Promebo ou Conexão Delta G.

Nesta edição participam da prova 16 criatórios gaúchos: Fazenda Nossa Senhora Auxiliadora, de Bagé; Fazenda São Bento do Verde, de São Sepé; Estância São Francisco Xavier, Guatambu e Fazenda Santa Prenda, de Dom Pedrito; Estância Santa Gertrudes e São Bento, de Santana do Livramento; Estância do Bolso, de São Gabriel; Agropecuária Sereno Ltda, de Santa Maria; Fazendas Irapuá, de Cachoeira do Sul; Fazenda Santa Tereza, de Arambaré; Cabanha Primavera, de São Pedro do Sul; Fazenda Cerro Verde, de Rosário do Sul; Fazenda São Pedro, de Muitos Capões; Fazenda Cinamomos, de Unistalda; e Agropecuária Dom Vitor, de Santa Vitória do Palmar.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br