MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

A influência da mídia na formação dos jovens

Em 03/07/2021 às 00:18h

por Redação JM

A influência da mídia na formação dos jovens | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Imagem: Reprodução /Marcelo David Pereira

Por Mauren Bitencourt

Acadêmica de História da Urcamp

No momento atual, indiscutivelmente, a grande maioria dos adolescentes possui acesso fácil às mais diversas mídias de comunicação. E estas por sua vez, são responsáveis por transmitirem intensivamente e incessantemente diversas informações e conteúdos, carregados de ideais, imagens e simbolismo. Desta maneira, adentram nosso imaginário, e acabam por contribuir diretamente para a padronização comportamental dos mais diferentes indivíduos, da mesma maneira que influenciam a criação e formulação de nossa opinião individual, e também, da irreal “opinião pública”.

Em um primeiro momento, é necessário salientar que, diariamente somos bombardeados por entretenimento sensacionalista, barato sem conteúdo e profundidade — normalmente oriundo das redes sociais e repleto de conteúdos relacionados a crimes, drogas, sexo e violência explícita, entre outras futilidades —, que não agregam conhecimento algum, e acabam infelizmente, por dominar, e sufocar as formas legítimas de arte, cultura e conhecimento. Também, esta mídia unidireciona suas mensagens e apresenta o mundo através de suas lentes, e perigosamente, estas são assimiladas por muitos indivíduos como verdades absolutas, sem serem questionadas.

Ademais, estabelece padrões ideais de beleza, de comportamento, de justiça, de opinião, de educação, etc. Como resultado, todos sonham e desejam ser e possuir as mesmas coisas. Desta forma, a maioria dos jovens se sentem pressionados e se submetem para serem encaixados nestes padrões impostos pela indústria cultural, promovendo assim, a massificação e padronização comportamental de indivíduos que são inerentemente diferentes.

Portanto, alguns segmentos da mídia contribuem para a alienação dos jovens, visto que, faz com que eles esqueçam de seus verdadeiros problemas, pois, transmitem conteúdos e entretenimentos com pouco valor, obstruindo a circulação de fatos necessários e importantes que poderiam auxiliar em mudanças sociais significativas. Bem como, massificam e padronizam seus valores, ideais, opiniões e comportamentos, que consequentemente, acabam por favorecer à intolerância, discriminação, e inclusive, a exclusão social de determinados grupos e indivíduos. Entretanto, é muito importante frisar que não devemos generalizar essas questões, pois existem muitos meios de comunicação dispostos e comprometidos a transmitirem conteúdos e informações reais e que possuem grande relevância para toda a sociedade.                                                                      

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br