MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Mainardi diz que Estado é credor da União e defende frente suprapartidária para tratar dívida

Em 02/07/2021 às 17:00h

por Redação JM

Mainardi diz que Estado é credor da União e defende frente suprapartidária para tratar dívida | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Reprodução /JM

A reunião da Comissão Especial sobre a Crise das Finanças e Reforma Tributária apresentou a visão do Estado como indutor do crescimento econômico e, consequentemente, com maior capacidade de arrecadação. Na reunião de quinta-feira, 1º, os parlamentares que compõem o colegiado ouviram os ex-governadores petistas, Olívio Dutra e Tarso Genro. A Comissão tem realizado uma série de encontros virtuais com ex-governadores, economistas, membros do governo estadual e entidades para debater a crise nas finanças e buscar soluções para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.  

Olívio Dutra iniciou sua explanação afirmando que o desequilíbrio entre receita e despesa sempre foi um problema estrutural. Nos seus quatro anos de governo, destacou a participação popular e o investimento no serviço público como maneiras de enfrentar as desigualdades econômicas. “O Estado não visa lucro.  Nosso lucro era garantir um excelente serviço para a comunidade”, afirmou o ex-governador. Olívio destacou ainda que governou com base no respeito às diferenças e no diálogo com as entidades representativas da sociedade. “O Estado é uma construção civilizatória, então, tem que trabalhar para que a renda gerada pelo trabalho de todos seja justamente compartilhada e repartida. A nossa luta foi para desencadearmos, através do estado democrático de direito e com a participação cidadã, o desenvolvimento ambientalmente sustentável.”

Tarso Genro relacionou a crise das finanças gaúchas com o que acontece em escala global, onde o mercado financeiro gerencia e obtém seus lucros através das dívidas e da especulação financeira. Na opinião de Tarso, a questão da crise financeira do Estado não é uma questão que se resolve com o discurso da moralidade pública nem com o discurso de pagar ou não pagar mais impostos, mas se trata de como enfrentar essa crise, que está intimamente ligada à crise do Estado brasileiro. "Trata-se de uma visão de modelo de desenvolvimento, a quem esse desenvolvimento deve servir e quais as consequências dos riscos que se assume", afirmou.

A questão da dívida pode ser equacionada já que uma grande parte dela é manipulação dos juros do mercado mundial, ou seja, ela não é no todo legítima. E saber separar essa parte legítima da ilegítima é uma tarefa política gigantesca”, disse o ex-governador Tarso Genro.

O presidente da Comissão, deputado Luiz Fernando Mainardi, sustentou que a solução para a crise financeira não passa pelo chamado Regime de Recuperação Fiscal. “Esta dívida do Estado para com o governo federal deve ser questionada e ela tem que ser declarada paga. Aliás, o Rio Grande pode ser credor da União e é por isso que não podemos assinar esse Regime de Recuperação Fiscal.  Ele vai nos obrigar a não questionar absolutamente nada mais. Assinar este acordo é aceitar esta agiotagem que a União fez para com o Rio Grande”, afirmou.

Em números redondos apresentado pelo deputado, o Estado contraiu uma dívida de nove bilhões. Pagou, desde o final dos anos 90, mais de R$ 37 bilhões e ainda seria devedor de outros R$ 70 bilhões. Ainda durante sua intervenção, o presidente da Comissão sugeriu a criação de uma grande frente suprapartidária para questionar o governo federal com relação a dívida do estado.

Ne sexta-feira, 2, foram ouvidos representantes da Fiergs, Federasul, CUT, CTB, FS, CGTB, CSP/CONLUTAS e CSB. O debate girou em torno do desenvolvimento industrial do estado, geração de empregos e incentivos para o desenvolvimento econômico. Deputados da bancada do PT, como Zé Nunes e Pepe Vargas chamaram atenção para o fato do Rio Grande do Sul ser um grande exportador de soja, mas o quanto perdemos em não fazer o beneficiamento do grão aqui, assim como o quanto se perde em arrecadação tributária e geração de empregos com a exportação do gado em pé. A Comissão Especial retoma os trabalhos na próxima semana.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br