MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Como ocorre a manutenção das mais de 270 viaturas da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada

Em 06/07/2021 às 10:30h
Rochele Barbosa

por Rochele Barbosa

Como ocorre a manutenção das mais de 270 viaturas da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Divulgação/Exército

O Comando da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (3ª Bda C Mec) se faz presente, em Bagé, por intermédio das seguintes Organizações Militares: 3º Regimento de Cavalaria Mecanizado (3º RCMec); 3º Batalhão Logístico (3º Blog); 25º Grupo de Artilharia de Campanha (25º GAC); Esquadrão de Comando (Esqd C); e o 3º Pelotão de Polícia do Exército Mecanizado (3º Pel PE Mec). Essas unidades possuem viaturas administrativas, operacionais e operacionais blindadas, totalizando mais de 270 viaturas. 

De acordo com o chefe da Comunicação Social da 3ª Brigada, coronel Jomane Cordeiro, para a manutenção da capacidade operacional, segura, do montante de viaturas supracitadas, o Exército se estrutura em níveis de manutenção, o que facilita a logística e compromete, desde o responsável direto pela viatura até o mais alto escalão de manutenção. "Nesta estrutura, também são executadas inspeções dos escalões logísticos e de comando, buscando aperfeiçoar o trabalho", destaca.

Para um melhor entendimento, o coronel destaca que a manutenção no exército estrutura-se em quatro escalões: 1º Escalão: executado pelo detentor do material visa à perfeita conservação do bem; 2º Escalão: executado pelos Batalhões Logísticos, com mão de obra especializada, podendo ser preventiva, corretiva ou de reparação; 3º Escalão: executado pelos Parques Regionais de Manutenção, vinculados às Regiões Militares, manutenção mais complexa; e 4º Escalão: executado pelos Arsenais de Guerra ou organizações de fabricação.

A manutenção mais simples, como troca de óleo e pneus, é executada nas próprias unidades detentoras da viatura, explica o coronel Jomane. "Outras mais complexas, que exigem tanto pessoal quanto maquinários específicos, são realizadas em Organizações Logísticas, no nosso caso o 3º Batalhão Logístico. Como já dito, nossa Organização Logística é o 3º B Log, unidade de excelência e referência no Comando Militar do Sul. Esta unidade atende às Organizações Militares, tanto desta cidade, quanto das unidades sediadas em Jaguarão, Dom Pedrito, São Gabriel e Sant’Ana do Livramento", completa.  Também não são incomuns os apoios prestados às unidades fora de sua esfera de atuação, acrescenta o chefe de Comunicação Social.

Dessa forma, a Brigada tem como objetivo de manutenção manter a disponibilidade e confiabilidade do material, bem como garantir sua operação com segurança. "Tal conceito mantém o mais alto nível de Prontidão Operacional da Brigada", finaliza.

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br