MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Estado

Diadorim Editora lança “Das redes ao Estado – o capital político no Cinema Novo”

Em 07/07/2021 às 10:00h

por Redação JM

Diadorim Editora lança “Das redes ao Estado – o capital político no Cinema Novo” | Estado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, 7, a Diadorim Editora realiza o lançamento do livro“Das redes ao Estado – o capital político no Cinema Novo”, de Luciano Miranda. O evento presencial gratuito está marcado para às 20h, na Sala Eduardo Hirtz, da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 762). Haverá um bate-papo entre o autor e Zeca Brito, diretor e roteirista brasileiro, sobre o processo de construção da obra. Para participar, é necessário inscrição prévia pelo Sympla.  O lançamento também será transmitido pelo canal youtube.com/ifchdaufrgs e facebook.com/ifchdaufrgs.

Contemplado pela Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, “Das redes ao Estado – o capital político no Cinema Novo” resgata aspectos políticos do Cinema Novo, movimento que revolucionou a cultura brasileira e que está completando 60 anos. Como pano de fundo, está o Brasil dos anos 1960, crise política, intervencionismo estatal e ditadura militar. 

A narrativa mostra um grupo de jovens que não só queria fazer filmes, mas buscava reconhecimento artístico e sucesso comercial; projetava uma indústria, mercado, políticas e instituições nacionais que dessem conta da estruturação das diversas etapas da realização cinematográfica. Cacá Diegues,

David Neves, Glauber Rocha, Gustavo Dahl, Joaquim Pedro de Andrade, Leon Hirszman, Nelson Pereira dos Santos e Paulo César Saraceni formariam o núcleo central do movimento Cinema Novo, ao lado de Roberto Farias, que seguiria caminho próprio, sem estar de todo afastado dos demais cineastas. Tiveram êxito. E pode-se afirmar que inventaram o moderno cinema brasileiro ao retratarem os traços culturais que formam nossa nação, povo, contradições e desigualdades do país. Fizeram história, permaneceram na história e, a respeito deles, muitas histórias foram contadas. 

“Das redes ao Estado – o capital político no Cinema Novo” apresenta um enfoque novo sobre a conquista dos cineastas: enfatiza a importância de terem integrado “redes sociais” estendidas no tempo e no espaço – brasileiro e internacional – por meio das quais circularam recursos materiais e simbólicos. E destaca o trabalho dos jovens que ocuparam espaços, dirigiram a Embrafilme e influenciam até hoje quem pensa o cinema no país.

Tiragem, distribuição, venda e lançamento
O projeto contempla tiragem de mil exemplares, sendo que metade será distribuída em bibliotecas públicas e comunitárias do Rio Grande do Sul e instituições culturais. Pode ser adquirido por R$ 45 nas principais livrarias e pelo site da editora: diadorimeditora.com.br

Além do evento de lançamento em Porto Alegre, está prevista uma programação com cursos, palestras e workshops gratuitos nas cidades de Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Ijuí, Bagé e Santo Ângelo. As datas ainda serão divulgadas.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br