MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Safra gaúcha de azeite de oliva atinge 200 mil litros

Em 08/07/2021 às 06:00h

por Redação JM

Safra gaúcha de azeite de oliva atinge 200 mil litros | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Produção foi quatro vezes maior que no ano passado | Foto: Giovana Pereira/Especial JM

O azeite de oliva extravirgem segue com a produção em expansão no Rio Grande do Sul. A estimativa da safra 2021, segundo dados da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), é de 202 mil litros, processados por 15 indústrias, em onze municípios. Volume esse quatro vezes maior do que a safra de 2020 – de 48 mil litros - e equivalente a de 2019. E muitos desses azeites já conquistaram medalhas de ouro, prata e platinum em concursos da Itália, Estados Unidos, Grécia, Inglaterra, Japão e Israel.

“Isso traz uma motivação para a continuidade do desenvolvimento da olivicultura no Estado. O azeite gaúcho já nasceu com qualidade, em 2012, conquistando prêmios”, ressalta o coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas da SEAPDR, Paulo Lipp João. “E o número de produtores que possuem marcas próprias de azeites continua crescendo, chegando a 46 em 2021”, complementa.

Conforme Lipp, o desafio é manter essa qualidade e aumentar o volume da produção todos os anos. “A tendência é de crescimento, porque apenas 35% das oliveiras plantadas já atingiram a idade de produção (4 anos ou mais). A área plantada no Rio Grande do Sul, até o final de 2020, era de 6.200 hectares”.

Para a secretária da Agricultura, Silvana Covatti, a olivicultura tem sido importante fator de geração de emprego, renda e desenvolvimento para muitos municípios, especialmente na metade sul. “E o programa Pró-Oliva vai continuar tendo a devida atenção na SEAPDR e na Emater/RS-Ascar”, garante.

No Brasil

Por sua vez, azeites produzidos no Brasil já conquistaram, em 2021, cerca de 50 medalhas em competições internacionais que ocorreram na Itália, nos Estados Unidos, em Portugal, Grécia e Japão. Embora os pomares nacionais sejam relativamente jovens, os resultados comprovam que muitos têm qualidade superior a rótulos de países com tradição em olivicultura - como Espanha, Itália e Grécia.

O ITÁLIA IOOC (International Olive Oil Contest) premiou 23 rótulos brasileiros, sendo 13 com medalhas de ouro. Os selecionados são do Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Os três estados repetiram o desempenho nos Estados Unidos, com recorde de 18 conquistas no NY IOOC, de Nova Iorque.  Em maio foram dois eventos no Japão. Três azeites gaúchos foram aclamados com medalha de ouro no JAPAN IEVOO.

O presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Renato Fernandes, acredita que os resultados podem ser atribuídos ao conjunto de investimentos utilizados no processo. “Desde a produção de mudas até a armazenagem do produto, não se tem poupado tecnologias, nos viveiros de mudas, no manejo de campo, na colheita e na extração do azeite. São recursos importantes iguais ou até superiores à olivicultura estrangeira. Os olivicultores brasileiros não abrem mão de um azeite verdadeiramente extravirgem”, garante.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br