MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Operação contra venda irregular de combustíveis atinge 80 municípios gaúchos

Em 09/07/2021 às 15:00h
Rochele Barbosa

por Rochele Barbosa

Operação contra venda irregular de combustíveis atinge 80 municípios gaúchos | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Divulgação

A Operação Petróleo Real, desencadeada nesta quinta-feira, dia 8, mobilizou equipes integradas em 88 municípios gaúchos para o combate a irregularidades na venda de combustíveis derivados do petróleo. São Gabriel, na região, foi uma das cidades fiscalizadas pela Polícia Civil, segundo informações do delegado Regional, Luís Eduardo Benites.

A ação surgiu de uma iniciativa nacional, coordenada pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Seopi/MJSP), que contou com forte adesão do RS. Ao todo foram fiscalizados 313 postos de combustíveis e mais de 600 bombas foram vistoriadas em todo o Estado.

No RS a iniciativa foi coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), com participação da Brigada Militar Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto-Geral de Perícias, além da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Procon Estadual e Procons municipais, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Guardas Municipais. A atuação integrada resultou na aferição de 657 bombas nos postos vistoriados. Foram encontradas irregularidades em 43 bombas, 41 postos foram autuados, com dois boletins de ocorrência e sete termos circunstanciados lavrados. Para a realização da Operação foi mobilizado um efetivo de 365 servidores e 162 viaturas, somados todos os órgãos envolvidos.

Responsável pelo alinhamento das estratégias estaduais dentro da operação, o secretário adjunto da SSP, coronel Marcelo Gomes Frota, avalia a integração que o RS tem com entes federais. “A excelente parceria da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul com a Secretaria Nacional de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, permitiram o êxito da Operação Petróleo Real aqui no Estado. Justamente por sua estratégia de atuação integrada, conseguiu-se unir a expertise de uma série de instituições e órgãos federais, estaduais e municipais, fiscalizando o setor de combustíveis, em benefício dos interesses dos consumidores e em respeito aos empresários que primam pela qualidade e responsabilidade social no exercício de suas atividades”, enfatizou.

O reajuste nos combustíveis impacta na rotina de todos os cidadãos. Mesmo quem não possui veículo automotor, sente o reflexo desse aumento em fretes, serviços e no valor final de produtos. Reconhecendo a importância do setor de combustíveis no orçamento familiar e na economia do país, a SSP se mobilizou na operação. O objetivo era estabelecer a confiança dos consumidores nos produtos ofertados pelo setor de derivados de petróleo, reforçando o empenho dos órgãos fiscalizadores no combate a irregularidades.

Na coordenação operacional das atividades realizadas no RS, o delegado Miguel Mendes Ribeiro Neto, do Departamento de Planejamento e Integração da SSP, enfatizou a integração e agilidade na mobilização dos órgãos estaduais. “A nossa experiência em ações integradas agilizou o avanço no planejamento estadual. A parceria do Procon Estadual, com grande adesão dos Procons municipais, e a interlocução com órgãos como a ANP, Inmetro, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal foi essencial para a rápida execução de um planejamento operacional adequado ao RS”, avaliou.

O Procon é uma referência para os cidadãos como órgão fiscalizador dos mais diversos setores da economia, visando a defesa dos direitos da população. Entre os municípios do RS onde foi desencadeada a Operação Petróleo Real, 17 contaram com a participação direta dos Procons municipais. O diretor executivo do Procon RS, Lucas Fuhr avalia com satisfação os resultados da operação integrada. “Essas ações são importantes para que tenhamos uma regulação desse setor econômico e nós, do Procon Estadual, estamos orgulhosos do empenho e do protagonismo dos Procons municipais no andamento desta operação. Foram 17 Procons municipais ativos na mobilização, executando um trabalho de fiscalização com bastante qualidade”, comemorou.

Ao todo no país, 231 municípios executaram ações de fiscalização dentro da Operação Petróleo Real, resultando em mais de 4 mil bombas de combustível aferidas, com a identificação de 289 bombas irregulares. Foram 1565 postos fiscalizados, sendo 520 autuados. Quatro pessoas foram presas, 10 boletins de ocorrência e 10 termos circunstanciados foram lavrados.

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br