MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Operação que apura maior golpe na pecuária gaúcha apreende mais de 12 mil cabeças de gado

Em 09/07/2021 às 13:00h
Rochele Barbosa

por Rochele Barbosa

Operação que apura maior golpe na pecuária gaúcha apreende mais de 12 mil cabeças de gado | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Divulgação/Decrab

Agentes da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato de Bagé (Decrab), com apoio de delegacias de Formigueiro e Santa Maria, da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento, cumpriram, nesta sexta-feira, dia 9, 39 ordens judiciais referente a investigação de crimes de estelionato, no que vem sendo considerado o “maior golpe” já aplicado contra a pecuária gaúcha.

O inquérito policial instaurado na DECRAB para apurar os fatos já possui, vinculadas a ele, 62 ocorrências policiais dando conta de crimes de estelionatos praticados contra produtores rurais de vários municípios gaúchos.

Segundo os policiais, a investigação teve início no mês de junho. Na primeira fase da operação Aramado, foram cumpridas duas prisões preventivas e sete pessoas tiveram bens bloqueados.  Avançadas as investigações, apurou-se uma série de movimentações suspeitas de bovinos, motivo pelo qual a DECRAB/Bagé representou pela apreensão de 12.852 cabeças de gado.

Este expressivo número de animais, que no primeiro semestre 2021 haviam sido comercializadas pelos investigados, para apenas para 22 propriedades rurais localizadas em quatro estados: Rio Grande do Sul, Tocantins, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Ficou identificado, ainda, nas análises de movimentações de gado, o envolvimento de um servidor público da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. O servidor, de acordo com o divulgado, teria ludibriado o SDA (Sistema de Defesa Agropecuário do Estado) para incluir nascimentos de bovinos nos estoques do principal líder do esquema criminoso, assim gerando saldos suficientes para que os investigados pudessem realizar o que a polícia vem chamando de movimentação de “gado papel”.

Somente em 2021, diz a polícia, o referido servidor realizou 44 operações do tipo, totalizando 2.744 bovinos declarados nascidos. Muitas destas operações foram realizadas em um mesmo dia, como, por exemplo, no dia 30 de abril de 2021, quando são realizados nascimentos de 1.139 bovinos em 18 lançamentos em sequência, sendo que a propriedade, na data, possuía apenas 125 fêmeas em idade reprodutiva.

Outras pessoas também surgiram nas investigações como possíveis integrantes do esquema criminoso, motivo pelo qual foi decretado pela Justiça o bloqueio de bens de mais cinco investigados. Ao todo, 12 pessoas estão com indisponibilidade de bens.  Também foi decretado o afastamento do advogado de defesa de um dos investigados, pois ele estaria atrapalhando as investigações.

O delegado André de Matos Mendes, titular da DECRAB/Bagé e responsável pelas investigações, destaca o apoio recebido da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, que tem sido parceira da Polícia Civil no caso. Segundo ele, os bloqueios de estoque serão realizados mediante notificação para evitar a movimentação de animais, os quais serão apreendidos e permanecerão à disposição do Poder Judiciário para garantir eventual ressarcimento das vítimas do golpe, sendo que, somente no tocante aos animais apreendidos, será bloqueado um valor estimado superior a R$ 30 milhões.

As 39 ordens judiciais

- Sete mandados de busca e apreensão, a serem cumpridos nos municípios de Porto Alegre, Formigueiro, Caçapava do Sul, São Francisco de Assis e São Gabriel;

- Cinco bloqueios de bens, a serem cumpridos nos municípios de Porto Alegre, Formigueiro, Caçapava do Sul e São Gabriel;

- 19 bloqueios de estoque de animais bovinos no Rio Grande do Sul, a serem cumpridos nos municípios de Santiago, Alegrete, Uruguaiana, Santana da Boa Vista, Coxilha, Alegrete, Tupanciretã, Júlio de Castilhos, Santa Barbara do Sul, Piratini, São Francisco de Assis, Itaara e Boa Vista do Incra;

- Um afastamento de advogado; 

- Um afastamento de servidor público; 

- Um bloqueio de estoque de animais bovinos a ser cumprido no município de José Bonifácio no Estado de São Paulo;

- Um bloqueio de estoque de animais bovinos a ser cumprido no município de Agua Clara no Estado de Mato Grosso do Sul;

- Um bloqueio de estoque de animais bovinos a ser cumprido no município de Pau D’Arco no Estado de Tocantins; 

- Duas prisões preventivas no município de Formigueiro.

- Uma apreensão de 93 bovinos, os quais serão transportados para a propriedade rural da vítima que ficará como depositária, uma vez que os animais foram comercializados e tiveram a rota original da venda desviada pelos investigados, implicando em irregularidade indicativa de má fé, tudo para esconder o destino dos animais.


 

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br