MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Assembleia Legislativa vai debater papel do carvão para desenvolvimento

Em 11/07/2021 às 08:00h

por Redação JM

Assembleia Legislativa vai debater papel do carvão para desenvolvimento | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Candiota detém maiores reservas do mineral / Foto: ArquivoJM

A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa vai realizar, no dia 14, uma audiência pública para debater 'o carvão mineral e o desenvolvimento econômico da Metade Sul do Estado'. A agenda, que inicia às 17h, com transmissão pelos canais do Legislativo, foi proposta pelo deputado Zé Nunes, do PT.

Entre os convidados estão pesquisadores, prefeitos, vereadores de Aceguá, Bagé, Hulha Negra, Candiota, Pinheiro Machado, Piratini, Pedras Altas e Herval; Sindicato dos Mineiros de Candiota; Sindicato dos Eletricitários de Candiota; Sindicato dos Municipários de Candiota; Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bagé, além de representantes das empresas Ouro Negro e Nova Seival. Também foram convidados, para a audiência da comissão, deputados, senadores, representantes do governo do Estado, Fepam, Ibama, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Ministério Público e da Associação Brasileira de Carvão Mineral (ABCM).

A Assembleia Legislativa avalia um projeto de lei que veda a concessão de novas licenças ambientais para a atividade de mineração e exploração de carvão mineral no Rio Grande do Sul. A matéria, assinada pelo deputado Fernando Marroni, do PT, tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, com a relatoria do deputado Vilmar Zanchin, do MDB.

A vedação proposta atinge tanto atividades de mineração aberta quanto fechada, prevendo, ainda, que ‘as licenças ambientais referentes às atividades que tenham sido concedidas antes da aprovação da lei ficará garantida sua renovação, desde que atentem aos critérios estabelecidos pelo regulamento, inclusive acerca da recuperação de eventual degradação ambiental’.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br