MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Manejo de cordeiros é foco de atenção

Em 12/07/2021 às 09:40h

por Redação JM

Manejo de cordeiros é foco de atenção | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto:Emater/RS-Ascar/Reprodução

Apesar das baixas temperaturas, as condições de umidade do solo contribuíram para o desenvolvimento das pastagens de inverno, garantindo a oferta de alimentos em quantidade e qualidade para os rebanhos. No caso dos ovinos, os rebanhos mantidos em pastagens de inverno cultivadas apresentam boas condições corporais; já os mantidos em campo nativo apresentaram queda de peso, expondo condições de emagrecimento em matrizes, borregos e borregas da última temporada. 

De acordo com o Informativo Conjuntural, elaborado pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, e divulgado na quinta-feira, 8, as matrizes ovinas em gestação estão recebendo vermífugos; porém, em diversos locais, principalmente nas criações laneiras, já ocorrem partos, e o foco do manejo são os cordeiros.

Na regional de Bagé, onde as condições meteorológicas foram extremamente rigorosas, o estresse térmico foi mais expressivo nas fêmeas em que se realizou o manejo de esquila pré-parto com remoção de maior quantidade de lã. Nesses casos, é importante a oferta de pastagens de boa qualidade e quantidade suficiente para atender a demanda nutricional elevada, a fim de contemplar a formação do cordeiro e a manutenção da temperatura corporal. As raças produtoras de carne estão no terço final da gestação e o preço médio do cordeiro para abate no Estado aumentou 3,67%, ficando em R$ 9,33/kg vivo.

A base da dieta dos rebanhos nesse período são as forrageiras de inverno, principalmente aveia e azevém, em pleno desenvolvimento e rebrote. Os produtores aguardam a redução da umidade para aplicar fertilizantes em cobertura nas áreas de pastagem. Conforme aumenta a oferta de pasto, realizam o ajuste da lotação para melhorar o aproveitamento das áreas. De acordo com a disponibilidade dos produtores, os animais conduzidos em campo nativo são suplementados com feno, pré-secado e sal mineral proteinado, essenciais para manutenção do estado corporal nesse período.

Bovinocultura de corte
A ampliação da oferta de alimentos volumosos com as forrageiras cultivadas de inverno aumentou o ganho de peso dos animais em terminação e tem contribuído para aumentar o escore corporal dos animais de cria e recria. Já os animais com acesso restrito ao campo nativo ou a pastagens de verão vêm perdendo condição corporal, devido à qualidade e quantidade do pasto ofertado. O frio intenso trouxe dificuldades para que os produtores acompanhassem os rebanhos a campo e realizassem os manejos. Em relação ao período reprodutivo, a temporada é marcada pela ocorrência de partos e cuidados com matrizes prenhes e com recém-nascidos. Com o carrapato bovino sob controle devido às baixas temperaturas, o foco do manejo sanitário tem sido o manejo preventivo contra endoparasitos e clostridioses. Aumenta a procura por novilhas para a próxima estação de monta.

Bovinocultura de leite
O desenvolvimento das pastagens de alta qualidade predominantes no período de frio – como aveias, azevéns e trigo – tem propiciado uma melhoria na qualidade nutricional da dieta das vacas, com consequente aumento do escore corporal e da produtividade de leite. Os produtores seguem com cuidados intensivos na higiene da ordenha, devido à alta umidade que aumenta a chance de contaminação do leite e de casos de mastites nos animais. Dessa forma, vêm conseguindo manter os padrões de qualidade exigidos pela indústria. Em relação ao período reprodutivo, o momento é de parição dos rebanhos.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br