MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Breve História do Hospital Universitário Dr. Mário Araújo

Em 14/07/2021 às 09:00h

por Redação JM

Breve História do Hospital Universitário Dr. Mário Araújo | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Reprodução /JM

por Clarisse Ismério

Historiadora

Coordenadora do Curso de História da Urcamp

 

O dia 14 de julho ficou conhecido internacionalmente por ser o início da Revolução Francesa, marcado pelo fato histórico da Tomada da Bastilha em 1789. Mas para Bagé essa data foi marcada pela inauguração em 1940, da Casa de Saúde Dr. Mário Araújo, projeto visionário do médico cirurgião pelotense radicado em Bagé, Dr. Mário do Amaral Araújo. Na ocasião se fizeram presentes autoridades políticas do Estado, Município e grande parte da comunidade bajeense.

A Casa de Saúde Dr. Mário Araújo, projetada pelo arquiteto Cassiano Fernandes, possuía uma estrutura arrojada formada por trinta espaçosos quartos e apartamentos, corredores amplos, luz natural, quatro salas de operações, três salas de curativos e três salas coletivas para doentes sem recursos financeiros. A equipe médica inicialmente era formada por Daniel de Almeida, Nabuco de Gouveia, Brandão Filho e Paulo de Rio Branco, renomados profissionais.

E, com o passar do tempo tornou-se rapidamente um centro de referência para toda região pela qualidade dos serviços, especialidade e competência de seus profissionais e por sua estrutura moderna, sendo considerada por aqueles que a conheciam como  “um marco de progresso que não só honra o Rio Grande do Sul, como todo Brasil, que diz ter na cultura médica em que se tem destacado a cidade de Bagé” (FRANCO e RAMOS, 1943, p. 356). Em 1960, era considerada como uma instituição que trabalhava pela ciência brasileira, cujo conjunto de médicos era composto por Bento Vilamil, Paulo Bidone, Braz Coronel Machado, Camilo Gomes, Albert Guidoux, Paulo Passos e Alceu Malafaia Barreto.

No ano de 1978 foi adquirido pela FAT-FunBa (Fundação Attila Taborda - Faculdades Unidas de Bagé), “para servir a comunidade, através da prestação de serviços de excelência na área da Saúde Pùblica” (RELATÓRIO FAT, 1978, 104). Vindo assim a se chamar Hospital de Clínicas, em 1993 foi redenominado como Hospital Universitário - URCAMP e, mais recentemente, Hospital Universitário Dr. Mário Araújo.

A instituição passou por problemas econômicos em 2016, que culminaram no seu fechamento. Contudo, em dezembro do mesmo ano foi reaberto, a partir  de convênio firmado entre a prefeitura municipal e a mantenedora.

Atualmente o Hospital Universitário Dr. Mário Araújo se constitui como uma entidade filantrópica, que atende ao Sistema Único de Saúde (SUS), particular e convênios. E proporciona o desenvolvimento de estágios curriculares e extracurriculares para acadêmicos da Urcamp, dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Farmácia e Nutrição, sendo estes supervisionados por docentes dos referidos cursos, criando, assim, campo de pesquisa e desenvolvimento científico em diversas áreas da saúde.

E hoje comemora oitenta e um anos de existência dedicados a promover a saúde da comunidade de Bagé e região. Parabéns HU! Vida longa!

 

Referências

FRANCO, Álvaro e RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: Síntese Cultural e Histórico, progresso e evolução da medicina no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: AAMUHM, 2018. 1943.

RELATÓRIO FUNDAÇÃO ATTILA TABORDA (FAT), 1978.

SILVA, Rodrigo. Casa de Saúde Dr. Mário Araújo. Comemora hoje 20 anos de bons serviços prestados a Bagé. Correio do Sul, 14 de julho de 1960, p. 3.

** Documentos do acervo do Museu D. Diogo de Souza

 

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br