MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Urcamp debate participação na Plataforma de Inovações das Instituições Comunitárias

Em 13/07/2021 às 08:00h

por Redação JM

Urcamp debate participação na Plataforma de Inovações das Instituições Comunitárias | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Representantes da Acafe estiveram, nesta segunda-feira, em Bagé | Foto: Jéssica Pacheco/Especial JM

A reitora da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana, recebeu representantes da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), na segunda-feira, dia 12, para debater a Plataforma de Inovações das Instituições Comunitárias, que já foi inaugurada para entrar em funcionamento junto ao sistema Acafe.

Criada em 1974, para desenvolver o Ensino Superior em Santa Catarina, a Acafe reúne 15 instituições, sendo 10 universidades e cinco centros universitários. A associação busca uma parceria com o Comung, maior sistema de educação superior do Rio Grande do Sul, reunindo 14 instituições, para a Plataforma de Inovação das Instituições Comunitárias.

Durante a reunião, realizada na reitoria da Urcamp, em Bagé, o assessor institucional da Acafe, Adriano Rodrigues, acompanhado pela secretária executiva do Comung, Jaira Pupim, detalhou aspectos da Plataforma, ambiente dedicado à integração, apoio, prospecção e potencialização de ações das Instituições de Ensino Superior (IES).

A Plataforma de Inovação das Instituições Comunitárias atua com ações dinâmicas e colaborativas, organizadas a partir de demandas que necessitam da integração entre as IES. As demandas podem ser de natureza diversas, como Demandas Internas ao Sistema, identificadas pelas IES em conjunto com a gestão da plataforma, ou com Demandas Transversais prospectadas pela plataforma. As demandas podem ser do Setor Privado ou do Setor Público, bem como poderão ser próprias de cada IES.

O assessor institucional da Acafe explica que a Plataforma surgiu para unificar as ações do movimento comunitário, desenvolver projetos transversais entre as próprias IES e redefinir a missão das universidades comunitárias. “Não se discute o tamanho das universidades comunitárias e o que representam para uma cidade e para uma região. Tire a Urcamp por um dia de Bagé e vão ver o estrago que representa para a cidade. O que precisamos, de maneira geral, é dar novo significado ao movimento comunitário, mostrando o que fazemos e conectando a inovação com a educação”, pontua.

A assessora de Políticas Institucionais, Regionais e Comunitárias da Urcamp, Elisabeth Drumm, e o gerente de Campus e Inovação, Leandro Rocha Soares Pires, apresentaram, aos representantes da Acafe, ações inovadoras, desenvolvidas pelo centro universitário sediado em Bagé.

A reitora da Urcamp, que é primeira vice-presidente do Comung, destaca que a intenção de estabelecer um ambiente de trabalho conjunto, entre Acafe e Comung, potencializa a função social das instituições de ensino. “A plataforma reforça como nosso trabalho é importante para o desenvolvimento”, define Lia.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br