MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Frente Parlamentar vai discutir Desenvolvimento da Metade Sul

Em 15/07/2021 às 07:35h

por Redação JM

Frente Parlamentar vai discutir Desenvolvimento da Metade Sul | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Colegiado foi instalado na Assembleia Legislativa / Foto: Vinicius Reis

A Assembleia Legislativa instalou a Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento da Metade Sul na terça-feira, 13. O colegiado, que foi proposto pelo deputado Marcus Vinicius, do Progressistas, deve retomar ações iniciadas com a Comissão Especial da Metade Sul, presidida em 1998, pelo deputado Frederico Antunes, do Progressistas. “Conquistas como as Zonas Livres de Comércio nas cidades de fronteira e o incremento da aviação regional terão continuidade”, assegurou Marcus Vinicius.

Em seu pronunciamento, o deputado lembrou que historicamente o Rio Grande do Sul é visto como uma dualidade de realidades, com uma região norte desenvolvida e uma região sul empobrecida. “Nossa Metade Sul merece e precisa de atenção especial”, apontou, registrando a necessidade de políticas de desenvolvimento claras para a região.

Marcus Vinicius enumerou características como a fertilidade das terras, a proximidade com Argentina e Uruguai, o potencial energético da região carbonífera, os recursos logísticos do Porto de Rio Grande e da região da Costa Doce, com a localização do maior espelho de água doce da América Latina. “A diferença de desenvolvimento se deve em grande parte ao grau de prioridade política. Nos últimos 100 anos demos mais prioridade para a indústria e diversificação de culturas na Metade Norte. Não se quer aqui criar um conflito entre regiões, mas sim unificar o crescimento do estado. Unir e não dividir”, pontuou.

Representando o governador Eduardo Leite, o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Cláudio Gastal, lembrou que ele próprio e o governador são nativos da Metade Sul do Rio Grande do Sul, e colocou à disposição da Frente os dados técnicos e estatísticos que o governo possa oferecer como suporte aos trabalhos.

O deputado Airton Lima, do PL, que representou a Mesa Diretora e fez a instalação da Frente, comemorou a iniciativa e ressaltou o enorme potencial produtivo da região, que deve ser fomentado por ações do governo e da iniciativa privada. Também se manifestaram em apoio à instalação o presidente da Associação dos Municípios da Região Sul e prefeito de Canguçu, Vinicius Pegoraro, e o vice-prefeito de Barra do Ribeiro, Vitor Mottin. O vereador de Bagé, Omar Ghani, do Progressistas, que acompanhou o ato de instalação classificou a frente parlamentar como importante para alavancar a qualidade de vida na região.
 

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br