MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bagé volta a adotar intervalo de 90 dias para quem se vacinou após dia 22 de julho

Em 24/07/2021 às 09:00h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Bagé volta a adotar intervalo de 90 dias para quem se vacinou após dia 22 de julho | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Para quem se vacinou antes da data, o prazo para aplicação da segunda dose é de 70 dias | Foto: Audrin Quadros

Nesta semana, a  Secretaria da Saúde do Estado informou que acatou o pedido do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) para retorno do intervalo de 12 semanas para aplicação da segunda dose da vacina. Contudo, em Bagé, apenas parte do público-alvo será abrangido pela modificação.

Conforme informado pela assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência de Bagé, quem recebeu a primeira dose antes do dia 22 de julho irá receber a segunda aplicação com intervalo de 70 dias. Já para o público que realizou a primeira dose a partir do dia 22, voltará a ser adotado o intervalo de 90 dias.

Na tarde de ontem, o município abriu vacinação de primeira dose para adolescentes entre 12 e 14 anos, com comorbidades, tanto no ginásio do São Pedro quanto na Praça Silveira Martins. Amanhã, a vacinação segue em ambos locais - na Praça Silveira Martins apenas durante a manhã.

Até a última quinta-feira, o município de Bagé já havia aplicado 111.868 mil doses, sendo 65,3% em primeira dose e 27,8% em segunda dose. Em relação ao público prioritário - que abrange cerca de 85.433 mil pessoas - os índices são ainda maiores: 91,7% em primeira dose e 39,1% em segunda dose.

 

Decisão pode ser revista

A proposta da Secretaria do Estado era manter a aplicação das segundas doses da Astrazeneca e Pfizer no período entre 10 e 12 semanas para ampliar a cobertura vacinal da população e reforçar a proteção contra novas variantes.

O Cosems, no entanto, diante de recomendação do Ministério da Saúde pela manutenção das 12 semanas, em função de que a alteração poderia provocar falta de D2 (segunda aplicação) para os esquemas já iniciados (tendo em vista que o envio de vacinas aos Estados considera o intervalo de 12 semanas), solicitou que a antecipação do intervalo ficasse restrita ao lote de Astrazeneca que o Estado tinha em estoque, já distribuído aos municípios.

Contudo, há possibilidade, dependendo da quantidade de doses enviadas nas próximas remessas das vacinas Astrazeneca e Pfizer, de ser discutida, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), a revisão dos intervalos da segunda dose.

 

Novo público

Na tarde de sexta-feira, a Secretaria de Saúde anunciou a ampliação da faixa etária vacinal. Adolescentes entre 12 e 14 anos, com comorbidades, podem receber a imunização, em primeira dose. Neste sábado, a vacinação segue no ginásio São Pedro e, durante a manhã, na Praça Silveira Martins.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br