MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

Travessias de Amanaã conta a jornada de seis escritoras negras, incluindo a bajeense Fátima Farias

Coletânea será lançada no Sarau Amanaã, no domingo, 25 de julho, Dia Internacional de Visibilidade à Luta das Mulheres Negras Latino-americanas e Caribenhas

Em 24/07/2021 às 14:02h
Viviane Becker

por Viviane Becker

Travessias de Amanaã conta a jornada de seis escritoras negras, incluindo a bajeense Fátima Farias | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Bajeense Fátima Farias participa da coletanea

“Travessias de Amanaã” (Libretos, 136 páginas) reúne textos, poemas e reflexões das seis mulheres gaúchas numa construção coletiva. Mulheres são, a priori, entidades. Unidas, são força real; irmanadas na luta, pólvora; coesas em arte, deusas em ebulição. Do encontro de seis mulheres negras, as escritoras Ana Dos Santos, Carmen Lima, Fátima Farias, Delma Gonçalves, Lilian Rocha e Taiasmin Ohnmacht, surge AMANAÃ, um ser intuído pelo poder deste aquilombamento. Uma energia que passa de raiz à semente.

Travessias de Amanaã (Libretos, 136 páginas) reúne textos, poemas e reflexões das seis autoras, numa construção coletiva de mulheres inspiradas em suas vivências, assim como Conceição Evaristo e Maria Carolina de Jesus. A ilustração da capa revela a potência e a conexão com a ancestralidade presentes nos textos.  

O lançamento de Travessias de Amanaã é emblemático: em 25 de Julho, Dia Internacional de Visibilidade à Luta das Mulheres Negras Latino-americanas e Caribenhas. Nesta data, às 19h, acontece o Sarau Amanaã – Energia de raiz a semente na Sala Libretos (Facebook/libretoseditora) com as autoras Ana Dos Santos, Carmen Lima, Fátima Farias, Delma Gonçalves, Lilian Rocha e Taiasmin Ohnmacht e a convidada Rudiléia Paré Neves, intelectual negra.

 

Fátima Farias

A bajeense reside na capital Porto Alegre desde os anos 1980. É poeta, compositora e educadora social, tem como profissão também a gastronomia inspirada em temperos orgânicos. Participa de diversas coletâneas e lançou seu primeiro livro solo em março de 2020, Mel e Dendê (Editora Libretos), onde reúne poesia e prosa, dando um passeio pelos slams.

Acompanhe pelo Facebook/libretoseditora

 

Respiro inspiro

Aspiro ar poluído

engulo salivas salgadas

caminhada

pedras jogadas

jogo da vida

vidas passadas

caladas

altas madrugadas

goles de raiva ódio

abandono de ideias

pensar para dentro

fechar o sentimento

focar em um só alvo

alvo marcado

para sempre

atingido

machucado

não aceito

não entendido

esse amor não compreendido

Irmão gêmeo do ódio

cuidado

cada pedra jogada

pode atingir teu telhado.

 

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 999719480

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br